UOL Notícias Tecnologia

18/03/2011 - 10h26 / Atualizada 31/03/2011 - 14h36

Agentes federais nos EUA fecham rede que enviava 30 bilhões de spams por dia

Da Redação*
  • Cerca de 1 milhão de máquinas infectadas com software malicioso enviam os spams

    Cerca de 1 milhão de máquinas infectadas com software malicioso enviam os spams

Autoridades federais nos Estados Unidos conseguiram encerrar as atividades de uma das maiores redes de spams do mundo após uma denúncia da Microsoft, segundo informações do “Wall Street Journal” nesta sexta (18).

Chamada de Rustock botnet, o grupo spammer utilizava uma rede vasta de computadores ao redor do mundo – cerca de 1 milhão de máquinas – infectados com um software malicioso. Ele permitia aos cibercriminosos distribuir volumes enormes de spam, oferecendo desde programas falsificados a produtos farmacêuticos. O volume de e-mails enviados era de quase 30 bilhões por dia.

A Microsoft havia aberto, no final de fevereiro, uma ação civil em Seattle contra essa rede. Investigações internas da empresa identificaram onde a rede botnet tinha hospedagem em servidores nos Estados Unidos. Com as informações, agentes federais conseguiram apreender os computadores que a hospedavam em sete cidades do país.  

De acordo com a empresa de segurança Symantec, a Rustock foi responsável pelo envio da metade de todos os e-mails de spam no mundo em 2010. Uma recente medição da empresa, feita nesta quarta (17), após a operação dos agentes federais, mostrou que a rede parou de enviar mensagens. 

Volume alarmante

Durante 2010, cerca de 107 trilhões de e-mails foram enviados em todo o mundo, dos quais 89,1% eram spams – isso corresponde a uma média de 262 bilhões de mensagens indesejadas por dia, segundo dados da consultoria Royal Pingdom, que monitora o tráfego na web.

O levantamento aponta que o número de usuários de e-mails no mundo alcançou 1,99 bilhão em 2010. Essas pessoas utilizam aproximadamente 2,9 bilhões de contas de serviços de e-mails.

*Com informações da Reuters

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host