UOL Notícias Tecnologia

21/03/2011 - 12h04 / Atualizada 31/03/2011 - 14h32

França multa Google em R$ 236 mil por coletar ilegalmente dados de redes Wi-Fi

Da Redação

A Comissão Nacional Francesa de Informática e Liberdade multou o Google em 100 mil euros (R$ 236 mil reais) por ter captado informações privadas de redes Wi-FI sem permissão. As violações ocorreram nos primeiros meses de 2010, enquanto o carro do Google Street View circulavam pelas ruas da capital, Paris.

Em maio de 2010, o Google admitiu ter coletado dados de redes Wi-Fi desprotegidas inadvertidamente. Entretanto, a empresa afirmou que a intenção inicial era apenas registrar a posição dos pontos de acesso livres, para utilizar em seu serviço de localização.

 

Dados como e-mails, histórico de navegação e informações bancárias foram algumas das informações que os carros do Google Street View coletaram.

 

Logo após a história vir à tona, o Google reconheceu o erro e prontificou-se a apagar todos os dados obtidos ilegalmente. Capitais de outros países da Europa, como Itália, Alemanha e Inglaterra, também tiveram os dados de redes Wi-Fi violadas. As autoridades desses países estudam punições à empresa norte-americana. 

A justificativa do Google

Segundo comunicado oficial, o Google alegou que tudo não passou de um acidente e que o sistema de coleta de dados muda de frequência cinco vezes por segundo. Dessa maneira, apenas fragmentos de dados poderiam ser processados.  

No entanto, especialistas rebateram a justificativa dizendo que a velocidade de transmissão de dados é bastante alta, 54 megabits por segundo, e que poderia reunir bastante informação em um espaço de tempo relativamente curto. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host