UOL Notícias Tecnologia

22/03/2011 - 15h40 / Atualizada 29/03/2011 - 15h53

Mozilla libera download do Firefox 4; navegador tem 'organizador de abas'

Da Redação

A Mozilla, desenvolvedora de programas, liberou o download do navegador Firefox 4 nesta terça-feira (22). Apesar de alguns servidores da Mozilla já fornecerem o navegador nesta segunda-feira (21), a empresa, oficialmente, só disponibilizou o arquivo em sua página principal hoje. De acordo com a empresa desenvolvedora, o Firefox 4 tem melhorias na execução de javascripts – o que faz com que esta versão seja três vezes mais rápidas que a anterior (3.6). (Clique aqui para baixar o Mozilla Firefox 4)

Dentre os recursos, um dos destaques é o Firefox Panorama. Prato cheio para quem é louco por abas (abre várias em uma mesma janela), o Panorama permite criar grupos desse tipo de página. Quando várias delas estiverem abertas, ele pode acessar o “Grupo de Abas” (usando a tecla de atalho Ctrl + Shift +E) e arrastá-las para grupos gerenciáveis. Inclusive, é possível dar nome aos grupos para melhor identificá-los.

Seguindo a linha ‘minimalista’ adotada pelos concorrentes (Chrome e Internet Explorer), o navegador, por padrão, tem apenas o menu Firefox (no lado esquerdo superior) com as principais funções, como abrir uma nova aba, iniciar navegação privativa ou alternar a visualização para tela inteira. Para ter acesso aos menus antigos, basta teclar Alt (usuários do sistema Windows) que eles aparecerão.

Outra opção para quem gosta de abrir muitas abas, mas tem a necessidade de acessar algumas, em específico, com frequência, é o recurso 'Afixar como aplicativo'. Ao escolher essa opção em uma página, a aba fica ‘menor’, facilitando a abertura de outras páginas. A ideia de a página se transformar em um ‘aplicativo’ também é usada no Internet Explorer 9.

No que diz respeito à portabilidade, a Mozilla incorporou ao Firefox um recurso parecido com um que já tem no Chrome: o Firefox Sync. Nele, o internauta pode criar uma conta e sincronizar seus sites favoritos em qualquer computador com a versão atualizada.

Em termos gerais, o navegador tem um espaço maior para visualização de páginas. Isso foi possível com a realocação da área de abas do navegador: antes elas ficavam abaixo da barra de endereços.

Complementos

Carro-chefe da empresa na “guerra dos navegadores”, a Mozilla fez um gerenciador de complementos que abre como uma aba do navegador. Dessa forma o gerenciamento, atualização e o download dos add-ons instalados fica mais fácil.

Internautas que têm uma série de complementos instalados podem encontrar problemas na atualização para o Firefox 4. Isso ocorre, pois nem todos os complementos são compatíveis com a última versão.

Quanto às especificações técnicas, o Firefox 4 suporta a tecnologia HTML 5 (vista por desenvolvedores como provável substituta do Flash) e WebGL, que permite a inclusão de efeitos 3D em páginas web. O navegador traz ainda aceleração de hardware e suporte ao CSS3, que permite a configuração de efeitos em páginas web.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host