UOL Notícias Tecnologia

29/03/2011 - 10h36 / Atualizada 29/03/2011 - 14h46

Windows Phone será o 2º sistema móvel mais usado em 2015, diz IDC

Da Redação
  • Stephen Elop, CEO da Nokia, cumprimenta Steve Ballmer, CEO da Microsoft durante o anúncio da parceria entre as duas companhias

    Stephen Elop, CEO da Nokia, cumprimenta Steve Ballmer, CEO da Microsoft durante o anúncio da parceria entre as duas companhias

De acordo com o levantamento da IDC, empresa de análise de mercado norte-americana, o Windows Phone, sistema operacional para smartphones da Microsoft, será o segundo mais usado no mundo em 2015.  As projeções indicam que o Android, sistema mais usado atualmente, manterá a liderança e terá 45,4% de mercado, seguido do Windows Phone, com 20,9%.

O sistema operacional da Apple iOS (iPhone) deverá ocupar o terceiro lugar com 15,3% de mercado, seguido do sistema BlackBerry, da empresa RIM, com 13,7%. O restante do mercado, segundo a análise da IDC, será diluído entre outros sistemas operacionais menos representativos.

De acordo com o levantamento, o sistema Symbian, da Nokia, que corresponde a pouco mais de 20,9% do mercado atualmente, terá representatividade próxima de 0,2% em 2015; uma queda de 65%.

Já os dados do iPhone apresentam uma leve queda, se comparados dados atuais com as projeções dos próximos 4 anos: 15,7% atualmente para 15,3% em 2015.

Apesar da projeção negativa, o sistema Symbian ocupa hoje a segunda posição entre os mais usados em smartphones, ficando atrás apenas do Android (39,7%) e superando o iOS, BlackBerry (14,9%) e Windows Phone (5,5%)

A previsão também estima que o número de downloads de aplicativos entre todas as plataformas salte de 10,9 bilhões em 2010 para 76,9 bilhões em 2014. Independente da marca, a expectativa é que o mercado de smartphone cresça 49,2% nos próximos 4 anos.

Cartada

Os dois CEOs comentam a parceria

Se os dados da IDC estiverem certos, será a confirmação do êxito da parceria entre a finlandesa Nokia e a norte-americana Microsoft. Em fevereiro de 2011, as duas companhias fecharam um acordo para que o sistema operacional Windows Phone fosse padrão em alguns smartphones da Nokia.

A estratégia visa conter o avanço crescente do Android, sistema aberto do Google utilizado por dezenas de produtoras de smartphones, e tirar mercado da Apple, que duela diretamente com o Google na busca de novos usuários.

Poucos dias antes do anúncio, um memorando oficial do CEO da Nokia, Stephen Eloph, veio a publico. Na mensagem, Stephen reclamava sobre a posição da companhia em relação às concorrentes. Na  ocasião, ele chegou a dizer que o sistema operacional utilizado atualmente pela Nokia "está em chamas":

“O primeiro iPhone foi lançado em 2007, e ainda não temos um produto que é próximo à experiência deles [Apple]. O Android entrou em cena apenas dois anos atrás e nesta semana eles tomaram nossa posição de líder em volume de smartphones [...] Nokia, nossa plataforma está em chamas”, disse Eloph no comunicado interno que vazou para a imprensa.

Demora

Mesmo correndo contra o tempo, a Nokia ainda não tem data prevista para lançar oficialmente o primeiro celular com o sistema da Microsoft.  Entretanto, em entrevista ao jornal indiano “DNA Índia”, o diretor da companhia finlandesa na Índia, D. Shivakumar, disse que a empresa trabalha com o prazo de 12 meses para o lançamento de um smartphone com a plataforma Windows Phone 7.

O prazo é tão longo, que o sistema operacional provavelmente já estará em sua nova versão, a chamada Mango.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host