UOL Notícias Tecnologia

31/03/2011 - 10h53 / Atualizada 31/03/2011 - 11h06

Microsoft anuncia que tem 11,5 mil aplicativos para Windows Phone 7

Da Redação
  • Usuário mexe no smartphone Focus, da Samsung, com o sistema Windows Phone 7

    Usuário mexe no smartphone Focus, da Samsung, com o sistema Windows Phone 7

Após pouco mais de um ano de lançamento do Windows Phone 7, a Microsoft anunciou, no blog de desenvolvedores da companhia, na quarta-feira (30) que há 11,5 mil aplicativos para a plataforma móvel.

Apesar do número considerado pequeno em comparação ao número de aplicativos disponíveis nos sistemas operacionais concorrentes (iOS, da Apple, tem aproximadamente 350 mil e o Android, do Google, cerca de 90 mil), a Microsoft pondera que eles buscam qualidade e não apenas quantidade. Além disso, é importante ressaltar que aparelhos com o sistema começaram a ser comercializados em novembro de 2010.

“Nós reconhecemos a importância de ter ótimos aplicativos em nossa plataforma e de não inflar, artificialmente, nossa loja incluindo na conta de apps papéis de parede para smartphone”, postou Brandon Watson, diretor responsável pelo Windows Phone.

Desses 11,5 mil, 7,5 mil aplicativos são pagos. Boa parte deles (44%) apresenta uma versão ‘trial” para que os usuários possam testar o programa e, eventualmente, comprá-lo no Windows Market Place – loja de aplicativos da Microsoft. Em média, informa o post, cada usuário do Windows Phone 7 baixa 12 aplicativos por mês. 

Comunidade de desenvolvedores

Quanto ao número de desenvolvedores para a plataforma móvel, a empresa anunciou que há 35 mil pessoas registrada na comunidade de programadores do Windows Phone.

“Seria fácil para nós dizer que tivemos 1,5 milhão de downloads de nossa ferramenta para desenvolvimento, ou comentar o número de pessoas que nós temos em nossas listas de e-mail”, comentou Watson, de forma irônica e dando a entender que o número de pessoas que fazem aplicativos para a Windows Phone é maior.

Como a Apple, para um programa ficar disponível na loja de aplicativos da Microsoft é preciso que a companhia aprove o programa. De acordo com a Microsoft, a média de tempo para a certificação de um aplicativo é de pouco menos que dois dias.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host