UOL Notícias Tecnologia

05/04/2011 - 07h00 / Atualizada 07/04/2011 - 17h44

Celular comanda luzes, ar-condicionado e TV em apartamento inteligente de R$ 400 mil

ANA IKEDA
Do UOL Tecnologia

Para quem acha que controlar a própria casa a partir de um celular ou tablet ainda é “ficção científica” – ou privilégio de milionários – saiba que a tecnologia não está tão distante. Já existem projetos de automação que permitem, com um toque na tela de um dispositivo móvel, acionar luzes, ar-condicionado, home theater e câmeras de monitoramento, entre outros aparelhos.

O UOL Tecnologia visitou um desses “apartamentos do futuro”: um modelo de 64 m², no bairro do Brooklin, em São Paulo, que tem como público alvo a classe média, veja a seguir:

Impressão digital é a chave de casa

Os imóveis podem ter até 12 eletrônicos controlados remotamente – basta que eles possuam receptor e transmissor de infravermelho. Depois, por meio de um aplicativo instalado no smartphone ou tablet, o morador tem sua própria central para acionar os aparelhos via internet, de onde quer que esteja. Por mais R$ 12 mil, é possível comprar uma tela sensível ao toque acoplada à parede, que também serve como controle para os gadgets (nada que o aplicativo para celular e tablet não faça). 

O imóvel também dispensa chaves: com identificador biométrico, instalado do lado de fora e de dentro do apartamento, basta usar a própria impressão digital para abrir a porta de entrada. Com essa tecnologia, o morador pode controlar a hora de entrada e saída dos funcionários de sua casa.

Jantar à sua espera? Ainda não

A incorporadora do projeto, a Stan, junto com a Fast Life, fornecedora dos eletrônicos, entrega os apartamentos com a automatização de acordo a escolha do morador. Além do som, temperatura ambiente, luzes e TV, é possível abrir e fechar cortinas, encher a banheira de água... mas ainda não dá para deixar o jantar quentinho à sua espera.

Alguns eletrodomésticos – micro-ondas, fogão, geladeira, máquina de lavar – ainda não possuem tecnologia que permite integrá-los à automação residencial.  

A opção seria interessante: durante a Cebit 2011, feira de tecnologia alemã, uma casa inteligente foi montada para mostrar que num futuro próximo (2020, segundo os organizadores) você vai economizar energia elétrica e dinheiro, sem o menor esforço.

Uma máquina de lavar de “mentirinha” era acionada automaticamente no horário em que a energia elétrica é mais barata – na Alemanha, de madrugada.

Também era possível acompanhar o consumo de energia dos demais aparelhos usados na casa, como máquina de fazer pão, fogão, home theater, bicicleta ergométrica. Um painel sensível ao toque mostra um relatório para você acompanhar o consumo de energia de todos os eletrodomésticos.

Economia automática
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host