UOL Notícias Tecnologia

07/04/2011 - 15h58 / Atualizada 07/04/2011 - 17h54

Facebook lança projeto para livre troca de conhecimento sobre servidores

Da Redação

O Facebook, a maior rede social do mundo com 600 milhões de usuários, anunciou nesta quinta-feira (7) o projeto Open Compute, que visa a livre distribuição de conhecimento para o aperfeiçoamento de servidores entre empresas de tecnologia. Mark Zuckerberg, diretor-executivo da empresa, apresentou a iniciativa durante um evento na sede da empresa em Palo Alto, Califórnia (EUA).

O principal destaque do projeto é a divulgação de grande parte do conhecimento dos engenheiros do Facebook sobre servidores.  O atual servidor utilizado pelo Facebook, localizado em Prineville (estado de Oregon),  segundo a própria empresa, é até 38% mais eficiente que os utilizados por outras companhias. Ainda de acordo com o Facebook, isso também representa redução de 24% no custo total de manutenção. Com a divulgação, qualquer pessoa terá acesso aos documentos com informações sobre como construir computadores semelhantes.  

A iniciativa é baseada no que ocorre com os softwares de código aberto, como as versões do sistema operacional Linux. No entanto, o foco do Facebook é o hardware. “Nós achamos que, ao disseminar o conteúdo [do conhecimento interno], estaremos ajudando o ecossistema a crescer”, disse Zuckerberg ao lembrar que a equipe prepara o lançamento do projeto há mais de um ano.

Em janeiro de 2010, o Facebook anunciou a construção de servidores próprios em Prineville – até então a rede era hospedada em data centers de outras empresas.  Na época, a companhia alegou que o crescente número de novos usuários pedia mais capacidade de processamento e armazenamento de dados.

Segundo a apresentação desta quinta, todo o conhecimento aplicado para o desenvolvimento e criação dos servidores em Prineville estará disponível para todos que integrarem o projeto Open Compute.

 Executivos de diversas empresas estiveram presentes no anúncio. Entre elas, DreamWorks, VMWare, Fidelity, Delta, Dell e Apple.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host