UOL Notícias Tecnologia

12/04/2011 - 10h50 / Atualizada 12/04/2011 - 19h19

Apple vai começar a produzir iPad no Brasil em novembro, afirma Mercadante

Da Redação*
  • Primeira versão do iPad já é vendida no país; brasileiros aguardam agora o iPad 2

    Primeira versão do iPad já é vendida no país; brasileiros aguardam agora o iPad 2

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira (12) em viagem à China que a Apple e a fábrica Foxconn começarão a produzir o tablet iPad no Brasil até o final de novembro. As informações foram divulgadas pela agência de notícias Reuters.

Com a fabricação no país, a Apple poderá se beneficiar da isenção de impostos proposta pelo governo de Dilma Rousseff para tablets, de 9,25% de PIS/Cofins, quando a classificação do aparelho mudar para “computador”. A Foxconn, que já produz os eletrônicos da Apple na China, tem sua linha de montagem instalada na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo.

A vinda da Apple para o Brasil poderia acelerar a aprovação dessa isenção de impostos e acabaria também beneficiando outras fabricantes, como a Samsung, que já produz no país o Galaxy Tab. Nesta terça-feira, a Motorola anunciou o lançamento do Xoom no país, o terceiro tablet a ser comercializado oficialmente no Brasil.

"Têm de ser detalhadas agora as condições [em que se dará a produção do iPad], onde vai ser, logística", disse Mercadante a jornalistas.

O assunto, segundo o ministro, está sendo estudado por um grupo de trabalho que envolve os ministérios da Fazenda, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e de Ciência e Tecnologia, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O anúncio de Mercadante acontece em meio à viagem da presidente Dilma Rousseff à China. Mais cedo, a presidente afirmou que a Foxconn estuda investimento de US$ 12 bilhões no Brasil para a produção de telas para produtos como computadores tablet e celulares.

Sobre o investimento, Mercadante comentou que "a gente conversa com eles há 3 meses. Ainda não estão concluídas as negociações, mas estou confiante."

Representante da Apple não estava imediatamente disponível para comentar o assunto. A Foxconn no Brasil informou que não tinha informações sobre investimentos.

Fabricante
No Brasil, a Foxconn iniciou as suas atividades em 2005, em Manaus (AM), com a fabricação de celulares. Atualmente a empresa emprega cerca de 4.300 funcionários. Além da unidade em Manaus, a empresa tem fábricas em Jundiaí e Indaiatuba, em São Paulo, onde produz câmeras digitais, computadores portáteis e de mesa e placas-mãe para empresas como Dell, HP e Sony Ericsson.

A Foxconn afirma que tem expectativa de elevar seu quadro de pessoal em 30% até o final do ano "com o crescimento dos negócios existentes e também com a vinda de novos negócios".

Pistas
Os rumores sobre a vinda da empresa começaram no início do mês, quando João Dória, da revista “Isto É”, publicou a informação de que a Apple passaria a produzir tablets no Estado de São Paulo. Procurada pelo UOL Tecnologia, a Apple afirmou que não comentaria a reportagem.

Uma semana depois, a revista “Veja” afirmou que o governador Geraldo Alckmin anunciaria em 15 dias (por volta de 22/4) a nova fábrica da empresa no Brasil. No último sábado, o jornal “Folha de S. Paulo” informou que a fabricante já despachou contêineres da Ásia com componentes para montagem no Brasil de produtos. A reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

* Com informações da Reuters

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host