UOL Notícias Tecnologia

14/04/2011 - 07h00 / Atualizada 15/04/2011 - 12h39

Outlook substitui acentos por símbolos; saiba como resolver o problema

PAULO BASSO JR.||Para o UOL Tecnologia

O leitor Celso M. Pereira escreveu ao UOL Tecnologia relatando o seguinte problema: “às vezes, recebo e-mails com símbolos estranhos no lugar dos acentos. Gostaria de saber como arrumar isso”.

É comum ocorrer esse tipo de problema em gerenciadores de e-mail como o Microsoft Outook, por exemplo. Se esse for o caso, é preciso verificar, em primeiro lugar, a “codificação de caracteres padrão” do software.

Antes de executar o procedimento, é importante entender o que é essa tal de “codificação padrão”. Trata-se de como o programa está configurado para “entender” letras e números. Por exemplo: se o gerenciador de e-mails é programado para “entender” o português, ele exibe com perfeição as mensagens nesse idioma. Entretanto, caso receba uma mensagem em ideogramas japoneses, provavelmente não as exibirá corretamente.

No caso de acentos e de cedilha, se o programa não estiver devidamente formatado, por padrão, para receber mensagens com caracteres com esse perfil, ele transforma em símbolos automaticamente tudo o que não consegue entender.

Feito este preâmbulo, é momento de alterar a codificação padrão do Outlook. Na versão 2007 do programa (o procedimento é semelhante em outras versões), faça o seguinte:

Entre no menu Ferramentas e selecione Opções. Na janela que abrir na tela, clique na aba Formato de e-mail.

  • Reprodução

Na área Formato de mensagens, pressione o botão Opções internacionais. Observe então o campo Opções de codificação e, com a seta para baixo, escolha Europeu Ocidental (ISO).

  • Reprodução

Em Protocolos de Internet, na parte inferior da janela, mantenha selecionada a opção Habilitar suporte a UFT-8 para o protocolo mailto. Para finalizar, aperte Ok.

  • Reprodução

Caso continue recebendo mensagens no Outlook com símbolos estranhos no lugar dos acentos, é preciso recomendar aos remetentes das mensagens que executem o procedimento acima.

Se tiver dúvidas sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida em um próximo tutorial.  

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host