UOL Notícias Tecnologia

19/04/2011 - 10h54 / Atualizada 26/04/2011 - 10h23

Contra o ciberbullying, Facebook apresenta ferramenta de reclamação por mau uso

Da Redação
  • Em um post no blog oficial da rede social, Facebook apresentou recurso para reportar abuso

    Em um post no blog oficial da rede social, Facebook apresentou recurso para reportar abuso

O Facebook apresentou nesta terça-feira (19) duas medidas para melhorar o acesso, sobretudo, no que diz respeito à privacidade de usuários na rede social: o Family Safety Center (site com dicas de segurança voltado à família) e a Social Reporting Tool (ferramenta de notificação social). Ambos os recursos têm como objetivo a educação dos usuários e como eles devem reagir em situações de bullying.

O bullying pode ser definido como qualquer forma de intimidação psicológica ou física. Esse tipo de ofensa ocorre tanto na vida corrente (ambiente de trabalho ou escola) como no mundo virtual – nesse caso, há um nome específico: ciberbullying.

A Social Reporting Tool (ferramenta de notificação social, em tradução livre) servirá para que pessoas possam notificar outras quando elas veem algo na rede que elas não gostem. O alvo do assédio terá a opção de enviar uma mensagem privada para a pessoa que postou o conteúdo difamatório.

Por exemplo: alguém postou uma foto difamatória sua. O usuário ofendido poderá clicar em “Denunciar esta foto”. Após isso, a rede fará algumas perguntas e ele poderá informar se ele se sente ofendido com o conteúdo. Nesse processo, a pessoa pode enviar uma mensagem diretamente para o agressor e pedir para que ela remova a imagem.

O usuário lesado ainda terá a opção de incluir alguém de sua confiança (professor ou parente) na conversa como contato. A ideia é que essa opção seja utilizada em situações de bullying com crianças.

“Psicólogos especialistas no assunto nos disseram que a vida online das crianças é um reflexo do que acontece offline. Encorajando as pessoas a procurarem a ajuda dos seus amigos, nós esperamos que estas situações sejam resolvidas cara a cara”, informa o blog do Facebook

Todo em inglês, o Family Safety Center traz sugestões de como pais, professores e os jovens que utilizam a rede devem se comportar. No caso específico de educadores (pais e professores) há até dicas de como abordar o assunto da privacidade com as crianças e adolescentes.

A empresa, no mês passado, já havia proposto ao Governo dos EUA, em uma conferência sobre bullying, que faria uma área que ensinasse as pessoas a utilizarem a rede.

Recursos avançados de segurança

O Facebook também apresentou duas melhorias na segurança do acesso ao site. A primeira é um mecanismo de autenticação que é acionado cada vez que o usuário tentar acessar a rede em um novo dispositivo. Para conseguir a autenticação, o usuário deverá digitar um código de segurança.

O outro recurso é o uso de conexão HTTPS para o acesso às páginas da rede. "Isso ajuda a proteger suas informações pessoais e é útil para pessoas que acessam o Facebook em redes públicas Wi-Fi", informa o blog da rede social.

O uso do HTTPS e da notificação de acesso não são padrão. Quem quiser optar por estes recursos, deve ir ao menu Conta > Configurações da conta e editar a opção Segurança da conta. Lá basta escolher a opção Navegação Segura (https) ou receber Notificações de acesso.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host