UOL Notícias Tecnologia

25/04/2011 - 18h06 / Atualizada 25/04/2011 - 18h58

Facebook lança botão 'Enviar' com foco em compartilhamento restrito de conteúdo

Da Redação

O Facebook lançou nesta segunda-feira (25) o botão “Send” (enviar, em inglês). A nova funcionalidade permite que usuários compartilhem o conteúdo de uma página com amigos específicos, grupos ou qualquer endereço de e-mail. Segundo a empresa, 50 sites já implementaram o novo recurso.

A novidade é semelhante ao botão “Like” (Cutir), mas tem foco no compartilhamento restrito de conteúdo. Em vez de uma mão ostentado o polegar, o botão é representado por um balão clássico de conversa, como o de uma história em quadrinhos.

Ao clicar no “Send”, uma nova janela se abre para que o usuário digite o nome das pessoas para as quais deseja enviar o conteúdo. Se o usuário pertencer a um grupo dentro do Facebook, a opção para enviar diretamente para a lista também estará disponível.

O número de pessoas que compartilharam o material será somado a quantidade de “Likes”. Assim, o Facebook não fará distinção se o usuário apenas “curtiu” o conteúdo ou se também o recomendou; ambas as ações somarão apenas uma recomendação à página. 

O código para a implementação do botão “Send” está disponível na página para desenvolvedores da rede social.

Mais novidade

Além do botão “Send”, o Facebook adicionou outras funcionalidades que incrementam o funcionamento dos grupos dentro da rede social. O administrador de um determinado grupo agora terá a opção de aprovar a entrada de outros membros.

Também foi adicionado o recurso “Questions” para que membros do grupo possam perguntar aos colegas questões de múltipla escolha ou dissertativas. Outra novidade é o recurso de compartilhar um determinado álbum apenas com membros do grupo. Antes, só era possível compartilhar fotos sortidas.

O recurso de buscar por palavras chaves dentro das conversas em grupo também foi adicionado; um serviço semelhante ao buscador de mensagens do Gmail, por exemplo. Os novos recursos devem ficar disponíveis para usuários no Brasil gradativamente. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host