UOL Notícias Tecnologia

26/04/2011 - 11h13 / Atualizada 26/04/2011 - 11h46

Facebook anuncia serviço de compra coletiva com recomendações para amigos da rede

Da Redação*
  • Divulgação

    Serviço de compra coletiva do Facebook permitirá que usuários recomendem ofertas a amigos

O Facebook, como o Google, decidiu entrar no mercado de sites de compra coletiva. No entanto, o Facebook Deals, nome do serviço da rede social, tem como diferencial a recomendação de ofertas aos contatos. A oficialização do serviço foi feito nesta terça-feira (26) no blog do Facebook.

O serviço de compra coletiva funcionará, inicialmente, em caráter de teste em cinco cidades americanas: San Diego, San Francisco, Atlanta, Dallas e Austin, no Texas. “Nós esperamos aumentar a lista de cidades no futuro”, informa o post.

Um dos exemplos de desconto já disponível para a cidade de Austin é do show “Austin City Limits Live”. Pelo próprio Facebook, o usuário poderá comprar e compartilhar com outros amigos da rede social.

Em alguns casos, será possível, inclusive, que o usuário ganhe descontos adicionais pelo fato de um amigo dele ter comprado uma das ofertas.

“O que importa para a gente é que o usuário ache ofertas interessantes e compartilhe com seus colegas. Nós temos trabalhado com parceiros e negócios locais para fornecer as melhores atividades sociais de sua área”, informa o post.

Para achar ofertas no Facebook, o usuário poderá receber ofertas por e-mail ou via notificações na própria rede social. Outra forma é acessar a aba “Deals” que será habilitada nas localidades em que o serviço estiver funcionando.

Concorrência

Nos Estados Unidos, há vários sites de compras coletivas. Os principais são o Groupon com 70 milhões de usuários e o Living Social com 28 milhões. No entanto, o diferencial do serviço do Facebook é a integração com a rede social – só a rede de Mark Zuckerberg tem mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo.

Por outro lado, o Google apresentou recentemente o seu serviço de compra coletiva nos Estados Unidos: o Google Offers. Ainda em testes, o serviço está disponível apenas para usuários de Nova York, Portland e San Francisco.

* Com informações da AP

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host