UOL Notícias Tecnologia

27/04/2011 - 11h27 / Atualizada 27/04/2011 - 12h45

UOL Tecnologia testa seis fones de ouvido que custam de R$ 40 até R$ 230; confira

LUIZ FUKUSHIRO || Para o UOL Tecnologia

Hoje em dia, os tocadores digitais de música estão por toda parte. Se não são eles, são os celulares que cumprem essa função. Mas e os fones, acompanham a tecnologia dos aparelhos? A resposta, em geral, é não. Para os apreciadores da música – ou audiófilos – os fones que vêm com os aparelhos geralmente deixam a desejar. Por isso, o UOL Tecnologia testou seis modelos diferentes: os externos Sony MDR-XB300, Philips SHL5003/10, Panasonic RP-HTX7P e os intra-auriculares Sony MDR-XB20EX, Philips SHN2500 e Panasonic RP-HJE120.

Atualmente já é possível comprar um fone decente por um preço camarada, fora que os celulares mais novos possuem conectores do tipo 3,5 mm – aquele que os fones comuns possuem há décadas.

Nos testes do UOL Tecnologia, três modelos são intra-auriculares e três são externos. Os fones que vão dentro do ouvido – ideais para quem pratica esporte -- são menores, mais leves e atualmente sua qualidade de áudio se equipara com a dos externos. Só são incômodos para quem tem aflição de algo dentro do ouvido ou tem o canal auditivo muito pequeno – embora todos os testados venham com adaptadores em três tamanhos. Participaram dos testes o Sony MDR-XB20EX, Philips SHN2500 e Panasonic RP-HJE120.

Já os externos são aconselhados, por exemplo, para quem fica em frente ao computador. Podem ser fechados (isto é, cobrir toda a orelha, como o Panasonic RP-HTX7P) ou abertos (apenas sobre a orelha, como o Sony MDR-XB300 e o Philips SHL5003). Enquanto os fechados possuem maior isolamento acústico, os abertos deixam escapar mais som. Por outro lado, esses últimos tendem a ser mais confortáveis e dão um som mais natural e menos abafado.

Não se tratam de fones top de linha, mas pode ser o seu primeiro passo no mundo da audiofilia, sem gastar muito.

Saiba o que levar em conta na hora de comprar um fone
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host