UOL Notícias Tecnologia

02/05/2011 - 17h44 / Atualizada 03/05/2011 - 09h16

Morte de Bin Laden gerou cerca de 2,2 mi de mensagens no Twitter, diz consultoria

Da Redação
  • Mapa mostra concentração de tuítes sobre a morte de Bin Laden ao redor do mundo

    Mapa mostra concentração de tuítes sobre a morte de Bin Laden ao redor do mundo

Em menos de 12 horas, a morte de Osama Bin Laden fez com que usuários ao redor do mundo publicassem mais de 2,2 milhões de mensagens no Twitter e 40 mil posts em blogs. Os dados, apurados pela consultoria Sysomos, mostram ainda que a maior parte das atualizações são de usuários nos Estados Unidos e do sexo masculino.

Logo após as primeiras notícias sobre a morte do terrorista serem divulgadas, a Sysomos registrou 583 mil tuítes em sua plataforma de monitoramento e análise de redes sociais. Duas horas depois, já tinham sido publicadas 1 milhão de mensagens no microblog.

A maior parte dos tuítes foi publicada por usuários do sexo masculino. Os homens são autores de 63% das mensagens, enquanto as mulheres postaram 37% delas. Grande parte das mensagens partiram dos Estados Unidos, seguido da Europa.

Sheldon Levine, especialista da Sysomos que fez o levantamento, revelou ainda que alguns usuários do Foursquare, que mescla geolocalização e dicas sobre serviços, criaram na rede social um local fictício onde ocorreu a morte de Bin Laden. Ao menos 11 mil pessoas publicaram mensagens no Twitter que se referiam ao local ou ao “check-in” nele.

Recorde ainda é japonês

Segundo um comunicado oficial do Twitter, a notícia da morte do terrorista fez a rede registrar a terceira maior taxa de mensagens por segundo da história do microblog. Em cerca de quatro horas, o site registrou 3 mil tuítes por segundo (TPS). Logo após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, essa taxa subiu para 5 mil tuítes por segundo.

A maior taxa de mensagens por segundo continua sendo a registrada durante a última passagem de Ano Novo no Japão, com picos de 6,939 tuítes por segundo. Após o tsunami no país, em 11 de março, foram 5,5 mil mensagens por segundo (a marca de 5 mil TPS foi ultrapassada cinco vezes naquele dia), o que representa a segunda maior taxa já registrada.

Golpes virtuais

Cibercriminosos já aplicam golpes que usam a morte de Bin Laden para atrair internautas brasileiros. Segundo a empresa de segurança ESET, códigos maliciosos foram identificados em mensagens de e-mail e publicações no Facebook logo após a divulgação da notícia da morte do terrorista.

Em um dos golpes, e-mails em português circulam pela internet com o título “Veja vídeo em que Osama Bin Laden aparece segurando jornal com a data de hoje e desmente sua possível morte relatada por Obama”. A mensagem traz um link falso, sob o pretexto de levar o usuário a um site de notícias. Mas em vez disso, o usuário clica no link e automaticamente um baixa um cavalo de troia bancário. Dessa forma, rouba dados de acesso quando o usuário acessar sua conta no banco pela internet.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host