UOL Notícias Tecnologia

03/05/2011 - 07h01 / Atualizada 03/05/2011 - 07h01

Com câmera de 12 megapixels, Nokia N8 funciona bem até como filmadora de vídeo

SÉRGIO VINÍCIUS||Para o UOL Tecnologia

Prestes a adotar o sistema Windows em seus telefones, até agora a Nokia tem se destacado pelo excelente hardware e, em especial, pelas boas “máquinas fotográficas” que ficam embutidas em seus smartphones. O Nokia N8, top de linha da empresa, segue a regra e entrega uma excelente câmera de 12 megapixels, resolução superior a dos outros smartphones avaliados pelo UOL Tecnologia (Samsung Galaxy S garante 5 megapixels; Sony Ericson Vivaz, 8 megapixels).

Na prática, o N8 retrata imagens quase tão boas quanto às oferecidas pelo Vivaz, independente da iluminação do ambiente (seu flash, potente, dá um banho no do concorrente). Tanto em ambientes externos como internos, o smartphone garante imagens que demonstram tons naturais, com qualidade e bastante nítidas - tanto quando impressas como quando exibidas em sua tela de 3,5 polegadas.

Outro ponto forte do modelo vai um pouco além das imagens estáticas: os vídeos criados com o N8 são bastante bons. Esse é um diferencial do Nokia contra os concorrentes: seus vídeos de 720p a 25 quadros por segundos são melhores do que os feitos pelo Vivaz, por exemplo. Tão bons que a Nokia até criou o “menor filme” - em termos de escala de tamanho - em stop motion do mundo.

As características desabonadoras do aparelho ficam por conta do seu fraco e ultrapassado sistema Symbian. Inferior ao Android no quesito internet, ele não é tão intuitivo no processo de disseminação das imagens do N8 (que tem Wi-Fi e Bluetooth 3.0). Por depender da loja Ovi Store, de aplicativos, também não há a vasta gama de opções de aplicativos para incrementar o telefone com aplicativos gráficos e de fotos, como ocorre no Android Market ou App Store, da Apple.

Nokia N8
Preço:
R$ 1.499 desbloqueado
Pontos positivos: Câmera com 12 megapixels; excelente flash e filmadora
Pontos negativos: Usa o sistema Symbian, que é ultrapassado e nada intuitivo

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host