UOL Notícias Tecnologia

11/05/2011 - 18h11 / Atualizada 12/05/2011 - 19h18

'Churrascão' no Facebook: mais adeptos que assinaturas contra metrô em Higienópolis

Da Redação
  • Região da avenida Angélica, no bairro de Higienópolis, onde seria construído o metrô

    Região da avenida Angélica, no bairro de Higienópolis, onde seria construído o metrô

Nesta quarta-feira (11), mesmo dia em que a Folha de S.Paulo publicou a desistência do governo de São Paulo em construir uma estação do Metrô na avenida Angélica, no bairro de Higienópolis, um evento no Facebook cresceu exponencialmente durante a tarde: o “Churrascão da gente diferenciada”. Das 16h até 18h10, o número de internautas que confirmaram presença na brincadeira marcada para sábado (e pode não acontecer) foi de cerca de 1.500 para pouco mais de 11.300. A Associação Defenda Higienópolis, por sua vez, reuniu 3.500 assinaturas contra o projeto do metrô no bairro de alto padrão.

A churrascada – com caráter muito mais virtual do que real -- tem até convite. Ele convoca todos a se encontrarem em frente ao Shopping Higienópolis no sábado (14), às 14h. O traje, assim como o tema da festa, é diferenciado. A insistência na palavra se dá por conta da declaração de um morador de Higienópolis em entrevista à Folha de S.Paulo. “Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada…”  

Além de confirmar presença no Facebook, os internautas divulgam o que levarão ao churrascão. “Vou levar a carne de sol da Socorro!”, “vou levar uns pagodes antigos e a banda do bairro pra tocar lá!”, “Acabei de falar com o empresário da banda “Calypso”. Joelma e Chimbinha confirmados! Eles vão arrepiar!!!”, “Vou levar ‘batatonese’”, “não pode faltar funk MUITO alto!!”, “Lembrem-se de levar Tubaína, Dolly Cola e refrigerante Xereta!”, “Reserva a laje que eu quero tomar sol!”, “Eu levo as Kaiser morna” e “Vamos fritar sardinha na rua e vender espetinho de salsicha!” e “To levando um vinagrete!!!” são algumas das mensagens postadas.

Entre as mensagens que definem o perfil da “gente diferenciada” estão: “Divulga no Orkut!”, “vou chegar com meu chevettão 81 preto com as "corneta" pra fora, tocando Mc Catra no ultimo volume!!!”, “Adorei meu novo título... gente diferenciada!!! Já posso dar tchau tipo miss???”, “finalmente um evento decente pros nossos mano fazer um eskenta pra final do Paulistao!” e, como não poderia faltar, “Fica, vai ter gente diferenciada”.

A ideia de uma churrascada no Facebook para provocar a nobreza não é nova. Recentemente, foi criada uma falsa churrascada real para celebrar o casamento do príncipe William e Kate. Com mais de 350 mil confirmações de presença, a página dizia: “Gentem, se aprocheguem-se. Hoje tem churrascada na laji pra comemorá o casório de sua santidade, o Príncipe William, com sua dingníssima noiva Kate Middleton. Homens, tragam duas caixas de cerveja. Mulheres, refrigerante. Vai ter rifa, videokê e banana na brasa com canela e leite condensado”.

Twitter
No Twitter, “Higienópolis” entrou entre os Trending Topics (assuntos mais comentados) do Brasil graças às críticas sérias e também piadas. Entre elas, “é isso ae Higienópolis. Quer andar de metrô? Mora na zona leste, maluco”, “Recebi agora um mail de um corretor informando o lançamento de um prédio em Higienópolis. Respondi com "tem metrô perto?". Vamos ver.”, “neguinho tem grana. mora no higienopolis. viaja pra NY 4 vezes por ano. acha lindo, civilizado e prático o metrô lá. mas não entedeu nada.”, “Higienópolis é o bairro da Angélica, a que só vai de táxi!”.

Foto de Obama observando operação contra Bin Laden foi viral; veja montagens

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host