UOL Notícias Tecnologia

12/05/2011 - 19h00 / Atualizada 12/05/2011 - 19h34

''Churrascão em Higienópolis'' é cancelado e evento no Facebook vira ato beneficente

Da Redação
  • Imagem do convite para o Churrascão de gente diferenciada, que ocorreria em São Paulo

    Imagem do convite para o "Churrascão de gente diferenciada", que ocorreria em São Paulo

Depois de reunir mais de 48 mil convidados no Facebook, o evento “Churrascão da gente diferenciada” foi cancelado pelo seu organizador, que pretende transformar o evento num ato beneficente, conforme informações publicadas na rede social.

O encontro, que originalmente ocorreria em frente ao Shopping Higienópolis, foi marcado como forma de protesto contra a desistência do governo de São Paulo em em construir uma estação do Metrô no bairro de Higienópolis. A repercussão foi tamanha que o Ministério Público de São Paulo pediu explicações sobre a mudança de local da estação e levou o governador do Estado, Geraldo Alckmin, a declarar que existirá uma estação no bairro.

Danilo Saraiva, idealizador do evento, explicou que o principal motivo do cancelamento foi a possibilidade de bloquear ruas do bairro e haver baderna. “Mesmo que nos seja assegurado o livre direito de nos manifestar, ainda não podemos obstruir vias públicas e tampouco nos responsabilizar pelas atitudes de manifestantes mal-intencionados, que por vezes vão ao evento apenas com intuito de depreciar a propriedade pública e privada”, diz o texto no Facebook.

Outro problema, prossegue Saraiva, seria a quantidade de lixo produzida, um “prejuízo grande não só ao povo paulista como à prefeitura”.

No lugar do “Churrascão”, haverá um ato público beneficente, com concentração de participantes no próximo sábado (14), às 14h, na Praça Villaboim. Lá os manifestantes poderão participar de um abaixo-assinado para pedir esclarecimentos do governo estadual sobre os planos para expansão do metrô na cidade de São Paulo. Também serão arrecadados agasalhos e alimentos que serão destinados a uma organização não-governamental (a ser definida).

Após várias reclamações de usuários do Facebook sobre o cancelamento, Saraiva atualizou novamente o convite e reforçou que está apenas tornando o evento num "ato lúcido, pacífico e realmente útil para a população paulistana".  "O fato do churrascão ter sido modificado não impede que vocês se manifestem da forma que quiserem", salientou.

Outro churrasco marcado

Aparentemente inconformado com o cancelamento, o usuário Felipe Merlo criou nesta quinta (12) um segundo convite no Facebook para o churrasco, marcado para o mesmo dia e local do evento original. A mensagem na rede social é "nada de cancelar, repassem para todo mundo". Até o momento, 46 pessoas confirmaram presença.

Outro evento marcado é a "Micareta de gente diferenciada". Foi marcado para acontecer junto com o churrasco, como um "Carnaval diferenciado com encontro de blocos de carnavalescos de paulistas e paulistanos diferenciados". Quase 500 pessoas confirmaram a participação, que terá como ponto de encontro a esquina da avenida Higienópolis com a rua Albuquerque Lins, às 15h do sábado.

Gente “diferenciada”

Em menos de 24 horas, o evento “Churrascão da gente diferenciada”, criado por uma ferramenta do Facebook, conseguiu atrair quase 50 mil participantes.

A palavra destacada no convite para o churrasco fazia referência a uma declaração de um morador de Higienópolis em entrevista à Folha de S.Paulo. “Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada…”  

Além de confirmar presença no Facebook, os internautas fizeram piadas sobre os itens do churrascão. “Vou levar a carne de sol da Socorro!”, “vou levar uns pagodes antigos e a banda do bairro pra tocar lá!”, “Acabei de falar com o empresário da banda “Calypso”. Joelma e Chimbinha confirmados! Eles vão arrepiar!!!”, “Vou levar ‘batatonese’”, “não pode faltar funk MUITO alto!!”, “Lembrem-se de levar Tubaína, Dolly Cola e refrigerante Xereta!”, “Reserva a laje que eu quero tomar sol!”, “Eu levo as Kaiser morna” e “Vamos fritar sardinha na rua e vender espetinho de salsicha!” e “To levando um vinagrete!!!” foram algumas das mensagens postadas.

Entre as mensagens que definem o perfil da “gente diferenciada” estavam: “Divulga no Orkut!”, “vou chegar com meu chevettão 81 preto com as "corneta" pra fora, tocando Mc Catra no ultimo volume!!!”, “Adorei meu novo título... gente diferenciada!!! Já posso dar tchau tipo miss???”, “finalmente um evento decente pros nossos mano fazer um eskenta pra final do Paulistao!” e, como não poderia faltar, “Fica, vai ter gente diferenciada”.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host