UOL Notícias Tecnologia

16/05/2011 - 14h21 / Atualizada 09/12/2011 - 15h46

Brasileiro usa 'photoshop da voz' para transformar entrevistas em músicas; veja

GUILHERME TAGIAROLI || Do UOL Tecnologia
De Belo Horizonte (MG)

O mineiro Rafael Nelvam, 30, é músico e professor de inglês. No entanto, nenhuma dessas suas atribuições fez com que ele ficasse conhecido na web: sua fama veio por fazer vídeos utilizando efeitos de autotune (ferramenta que funciona como “photoshop” da voz e acabou sendo adotada em vídeos; leia mais abaixo). Em sete meses, com um canal no YouTube, ele já soma quase 3 milhões de visualizações com apenas dez vídeos. Alguns deles se transformaram em virais.

O autotune é um plugin de áudio utilizado para correção do timbre de voz. Ele é uma espécie de “photoshop” da voz, que arruma os eventuais deslizes de um cantor durante uma gravação. O principal uso do autotune nos vídeos feitos por Rafael não é corrigir voz, mas fazer com que as pessoas cantem. Isso ocorre quando o autotune é empregado em sua configuração máxima para afinação. Nessa ocasião, a voz da pessoa fica ‘metalizada’ e é mais fácil, por exemplo, fazer com que ela cante na nota que melhor convier para fazer parte de uma música.

Sim, você já ouviu músicas com autotune

Apesar do nome difícil, vários artistas atualmente utilizam efeitos de autotune. Um dos exemplos célebres é a música “Believe” da cantora Cher. Os exemplos mais conhecidos são as músicas “Boom boom pow” e "The Time (Dirty Bit)" do grupo “Black Eyed Peas”. Nelas, a voz de quem canta sempre fica metalizada para estilizar a música. Veja abaixo alguns outros vídeos famosos com autotune

Os maiores sucessos do canal dele são o “Brasileirinho F...”, em que faz o vocalista do grupo Avassaladores cantar o funk “Sou F...” no ritmo do samba (com mais de 800 mil visualizações) e o “ViralTrospectiva 2010” (com mais de 740 mil visualizações), em que faz uma compilação dos vídeos que mais fizeram sucesso na internet em 2010 ao som de “Galop Infernal” (ou, simplesmente, música do Can Can).

Ele ainda fez um vídeo em que os então candidatos à presidência da República em 2010, Dilma Roussef e José Serra, fazem uma declaração de amor durante um debate político. E outro com o deputado Vinicius Camarinha (PSB-SP) cantando durante uma entrevista em que defendia o aumento salarial de políticos.

A equipe do UOL Tecnologia foi até Belo Horizonte (MG), onde vive o músico, para acompanhar o processo da criação de um vídeo com efeitos de autotune. Na quarta-feira (18), ainda teremos outro vídeo com Rafael Nelvan dando dicas sobre o que fazer para que um vídeo seja sucesso na internet. E, na sexta-feira (20), um vídeo que ele fez com exclusividade para o UOL com efeitos de autotune, resultado do processo iniciado no vídeo acima com o Obama.

Autotunes famosos
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host