UOL Notícias Tecnologia

24/05/2011 - 13h26 / Atualizada 24/05/2011 - 18h19

Novo Windows Phone é ''mais social'', tem IE9 e versão em português

RODRIGO VITULLI || Do UOL Tecnologia

A nova versão do Windows Phone, “Mango”, anunciada mundialmente pela Microsoft nesta terça-feira (24), traz novos recursos que integram nativamente atualizações e chats de redes sociais (Facebook, Twitter e Live), menus em português, Internet Explorer 9, além de suporte a aplicações simultâneas. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o sistema operacional. A previsão é que os primeiros aparelhos com o “Mango” estejam disponíveis para o consumidor final ainda este ano. A atualização para quem já usa Windows Phone 7 será gratuita. 

Na nova versão, o usuário poderá adicionar os perfis nas redes sociais aos contatos nativamente, sem a necessidade de aplicativos. A funcionalidade permite visualizar as principais atualizações, bem como fotos e outras informações postadas por eles. O usuário também poderá criar grupos de contato específicos e receber notificações sobre atualizações dos participantes, bem como trocar mensagens instantâneas via Facebook ou Windows Messenger. Todas as atualizações podem ser configuradas e exibidas no menu principal.

Blocos Dinâmicos

Entre os destaques da nova versão estão os blocos dinâmicos, os chamados “Tiles”, que são mostrados no menu principal do sistema operacional. O layout é semelhante às prévias versões do Windows Phone, mas os blocos dinâmicos ganharam a capacidade de notificar o usuário de qualquer alteração dentro de um aplicativo específico ou rede social sem a necessidade de abri-los. Na prática funciona como o “Push Notifications” do iOS (iPhone), com o qual os aplicativos não precisam estar abertos para enviarem notificações.

O Internet Explorer 9, navegador da Microsoft recém-lançado para computadores, também está presente no “Mambo”. Assim como a versão para PC, o IE9 para smartphones utiliza o poder de processamento do hardware do aparelho para aperfeiçoar as tarefas que envolvem vídeos de alta qualidade ou animações. O navegador também possui suporte para o formato HTML5, linguagem conhecida por ser uma alternativa ao Flash Player, e integração com aplicativos.

Desenvolvedores

A Microsoft anunciou que as ferramentas de desenvolvimento para a criação de novos aplicativos estarão disponíveis para download dentro de 24 horas, no site da empresa. As ferramentas, também conhecidas como SDK (Software Development Kit), permitem que desenvolvedores tornem disponíveis novas  aplicações na Marketplace, a loja virtual do Windows Phone, que já possui mais de 17 mil aplicativos, entre nacionais e internacionais.

Brasil

O evento de apresentação aconteceu em São Paulo simultaneamente com outras cidades do mundo e contou com a participação de Kevin Turner, diretor de operações da Microsoft nos EUA. Segundo Kevin, o Brasil é uma das prioridades da Microsoft no mercado de smartphones: "O futuro do Windows Phone está no Brasil. O mercado brasileiro irá crescer exponencialmente no próximos cinco anos e vamos trabalhar com consumidores, parceiros, operadoras de telefonia celular e desenvolvedores para ajudá-los a aproveitar todas as oportunidades que esse crescimento irá proporcionar", ressaltou. 

O país é o primeiro a receber um Centro de Excelência para o Windows Phone. O projeto, criado em parceira com o Instituto de pesquisas Eldorado, visa estimular e aprimorar o conhecimento de desenvolvedores sobre o Windows Phone por meio de cursos e suporte técnico, para que criem novos aplicativos focados no consumidor local. O Brasil já conta com 17 Microsoft Innovation Centers, que também darão suporte aos desenvolvedores em suas regiões. 

Nada de aparelhos

O foco do anúncio da Microsoft foi totalmente voltado ao sistema operacional. Detalhes sobre quais os fabricantes ou aparelhos que receberão o novo sistema operacional não foram revelados. Porém, quem já utiliza o sistema operacional poderá fazer a atualização gratuitamente, independentemente do aparelho usado. 

Uma das apostas da Microsoft é a parceria com a Nokia, líder mundial em número de aparelhos celulares no mercado. Apesar do anúncio do novo sistema, as previsões para que os primeiros aparelhos da marca finlandesa com o Windows Phone só estejam disponíveis em 2012. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host