UOL Notícias Tecnologia

Steve Jobs

Tudo sobre o cofundador da Apple; 'pai' do iPod, iPhone e iPad

  • Imagem: Kimberly White/Reuters

31/05/2011 - 10h52 / Atualizada 21/06/2016 - 20h21

Apple vai anunciar nova versão de sistema operacional móvel e serviço na nuvem

Da Redação
  • Reuters

    Empresa confirma presença de Steve Jobs na WWDC 2011 (evento para desenvolvedores Apple)

A Apple divulgou nesta terça-feira (31) alguns dos destaques da empresa para o WWDC – evento promovido pela empresa para desenvolvedores entre os dias 6 e 10 de junho nos Estados Unidos.  Steve Jobs, diretor-executivo da empresa, anunciará a nova versão do iOS 5 (sistema operacional utilizado em dispositivos móveis como iPhone, iPod e iPad) e um serviço voltado para a computação em nuvem chamado iCloud.

Sem dar muitos detalhes, a empresa, em comunicado à imprensa, apenas revelou que na próxima segunda-feira (6), Jobs apresentará a conferência de abertura do evento. O diretor-executivo da empresa, mesmo de licença médica, ainda segue como o “mestre de cerimônia” oficial de grandes lançamentos.

A Apple chega ao campo de computação em nuvem um pouco atrasada em relação aos rivais. Recentemente, Amazon e Google apresentaram serviços de armazenamento de música na internet.  A tendência é que a empresa de Steve Jobs apresente um serviço parecido com o da concorrência. Prova disso é que a companhia firmou acordo com algumas gravadoras nos últimos meses.

Além de novidades para sistemas móveis, a empresa ainda anunciou que mostrará a última versão do Mac OS (sistema operacional dos computadores da marca). Chamada de Lion, a nova versão do sistema Mac é, segundo a empresa, a oitava grande atualização da série.

A WWDC (sigla para Apple Worldwide Developers Conference) contará com mais de 100 apresentações feitas por engenheiros da empresa.  Além disso, é uma oportunidade de a empresa revelar, em primeira mão, as novas funcionalidades das plataformas para desenvolvimento de programas.

Anos anteriores e rumores

Na véspera de todo evento da Apple sempre há rumores. Dessa vez, o principal é a possibilidade de que a empresa apresente uma nova versão do iPhone – que alguns veículos têm chamado de 4S, enquanto outros chamam de iPhone 5.

Independente do nome, alguns veículos sugerem, consultando fontes “próximas ao assunto”, que a próxima versão do smartphone da Apple será integrado à nuvem e contará com algum tipo de plataforma de pagamentos móveis, provavelmente NFC – esse recurso permite, por exemplo, que o usuários do celular pague contas com poucos toques no aparelho.

À título de curiosidade, nos últimos dois anos, neste mesmo evento, a Apple apresentou o iPhone 3GS e o iPhone 4, respectivamente.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host