UOL Notícias Tecnologia

08/06/2011 - 06h00 / Atualizada 10/06/2011 - 19h42

UOL participa do Dia Mundial do IPv6, novo padrão de protocolo da internet

Da Redação
  • Logo do World IPv6 Day (Dia Mundial do IPv6)

    Logo do "World IPv6 Day" (Dia Mundial do IPv6)

Nesta quarta-feira (8), o UOL e diversos sites de todo o mundo vão participar do World IPv6 Day (Dia Mundial do IPv6). A data será usada pelos portais para fazer testes com o IPv6 (Protocolo da Internet versão 6), tipo de endereçamento que deverá substituir o IPv4 (Protocolo da Internet versão 4 e que, atualmente, é usado na web) – este último, com os dias contados.

O IP, basicamente, é um endereço que cada pessoa ou página na web tem para se conectar à rede. Exemplo: apesar de o usuário ter que digitar www.uol.com.br para acessar a home do UOL, o IP “por trás” do endereço é http://200.147.67.142. Todo usuário doméstico quando se conecta à internet recebe um IP da operadora de serviço de banda larga.

A razão da data é incentivar empresas, provedores da internet, fabricantes de hardware, desenvolvedores de sistemas operacionais e companhias da internet a prepararem suas aplicações para migrar para o IPv6.

Além de a continuidade do IPv4 ameaçar a evolução da rede, a mudança deve acontecer por uma questão de compatibilidade. Por exemplo: um usuário que acessa a internet com IPv6 não vai conseguir acessar um site que funciona com IPv4. Logo, todas as partes envolvidas da internet (operadoras que vendem serviço de banda larga, portais e fabricantes de hardware) devem se adequar ao IPv6.

O que devo fazer?

Apesar da importância, os usuários não serão diretamente afetados, pois a maioria dos sistemas operacionais e navegadores utilizados já é compatível com IPv6 (se o seu computador já estiver habilitado, você conseguirá acessar em caráter experimental a página do UOL em IPV6 clicando em  www.uolv6.com.br). Por isso, o foco da ação são as empresas e não os internautas.

Se o seu computador já estiver habilitado, para acessar em caráter experimental a página do UOL em IPV6, clique aqui.

Por que acabou o IPv4?

A internet, quando criada, não foi pensada para ser um meio popular – inicialmente apenas militares e acadêmicos tinham acesso. Com a abertura para outros fins, a internet se tornou um fenômeno mundial até chegar ao ponto em que o número de endereços disponíveis estarem próximo ao esgotamento. Outro fator que contribuiu para isso foi a popularização do uso de internet em celulares.

Isso aconteceu por uma limitação do IPv4 que disponibiliza apenas 4,2 bilhões de endereços – parece muito, mas só neste ano, a ONU contabilizou 2 bilhões de usuários da rede em todo o mundo.

Para solucionar o problema, alguns pesquisadores, já prevendo o esgotamento dos endereços IPv4, criaram o IPv6. Com esse novo padrão, a rede passa de 4,2 bilhões de endereços disponíveis para 3,4 x 1038 (ou dois elevado a 128).

A ideia é que o IPv6 viabilize a chamada “internet das coisas”. O conceito, basicamente, consiste no fato de o usuário ter seus eletrônicos e eletrodomésticos conectados à internet. Dessa forma, será possível, por exemplo, acessar informações sobre o que tem na geladeira enquanto está no trabalho.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host