UOL Notícias Tecnologia

16/06/2011 - 10h30 / Atualizada 12/08/2011 - 16h44

Hackers derrubam sites da Malásia por lei contra downloads ilegais

Da Redação
  • Homem navega em sites de turismo em Kuala Lumpur, na Malásia; vários sites do país sofreram ataques hackers em protesto contra uma lei que quer banir alguns sites de compartilhamento

    Homem navega em sites de turismo em Kuala Lumpur, na Malásia; vários sites do país sofreram ataques hackers em protesto contra uma lei que quer banir alguns sites de compartilhamento

Hackers, supostamente do grupo Anonymous, atacaram 51 sites do Governo da Malásia no início da madrugada desta quinta-feira (16). O motivo para a ofensiva foi uma lei que tramita no país que quer proibir o acesso a sites de compartilhamento ilegal de arquivos. As informações são da agência de notícias AFP.

De acordo com o órgão regulador do país, apesar de o ataque ter deixado várias páginas inacessíveis por horas, não foram roubados dados confidenciais de instituições ou de usuários que eventualmente já fizeram cadastros nesses sites.

Não há confirmação e que o ataque foi feito pelo grupo Anonymous, porém, recentemente, o grupo de hackers fez ameaças contra os organismos de defesa digital do país. Além disso, informa a agência de notícias AFP, não é possível especificar quantos ataques aos sites foram orquestrados pelo Anonymous.

A principal crítica do grupo ciberativista Anonymous é ao governo do país que quer bloquear o acesso a dez sites de compartilhamento de filmes, programas de TV e arquivos de música.

Governos contra o Anonymous

Apesar de o Anonymous ter se destacado durante a prisão de Julian Assange, jornalista responsável pelo Wikileaks (site de vazamento de informações de governos e empresas), por ter derrubado vários sites, o grupo tem sido alvo recente de investigações.

Na segunda-feira, o governo turco disse que prendeu  32 membros do grupo hacker no país. Eles, recentemente, dirigiram um ataque a alguns sites do governo da Turquia, pois há um projeto de lei que quer implementar filtros para usuários do país.

Na semana passada, foi a vez da polícia espanhola prender pessoas supostamente ligada ao Anonymous. Segundo as autoridades do país, eles prenderam três membros do grupo, que é acusado de participação na derrubada dos serviços da PlayStation Network (rede de videogames da Sony).

Após a prisão, a polícia espanhola tirou fotos com as máscaras encontradas com os supostos membros do Anonymous e divulgou para a imprensa. No último fim de semana, o grupo dirigiu um ataque à polícia espanhola (deixando o site da instituição inativo por algumas horas) e ainda fez uma montagem com os oficiais (confira o antes e depois abaixo):

  •  

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host