Hackers venderam músicas de artistas populares, como Lady Gaga, e conseguiram 15 mil euros
Dois hackers alemães foram condenados nesta quinta (16) pelo roubo e venda pela internet de músicas de Lady Gaga, Mariah Carey, Justin Timberlake, entre outros artistas. O adolescente de 18 anos ficará 18 meses num instituto para menores infratores, enquanto o rapaz de 23 anos ficará 18 meses em prisão domiciliar. As informações são da “AFP”.
A corte de Duisburg julgou culpados os jovens alemães, de 18 e 23 anos, pela violação de direitos autorais e acesso a dados confidenciais. Os nomes dos hackers não foram revelados.
Entre 2009 e 2010, os hackers usaram cavalos de troia, programas maliciosos instalados no computador sem que o usuário perceba seu perigo, para acessar computadores e e-mails de empresários de artistas famosos. Em seguida, roubaram músicas que ainda não tinham sido lançadas e as venderam para download. Com a ação criminosa, arrecadaram cerca de 15 mil euros (cerca de R$ 34 mil).
O adolescente, além de vender as músicas, ainda expôs fotos privadas da cantora Kesha e chantageou a artista, exigindo que ela gravasse um áudio reconhecendo o hacker – o que daria notoriedade ao jovem entre outros hackers.
“A corte considerou o fato de que ambos os acusados comprovaram serem viciados em internet como um fator atenuante”, disse um porta-voz da corte à “AFP”, acrescentando que a confissão dos crimes pelos jovens também contou a favor dos acusados.
Em dezembro do ano passado, o jovem de 18 anos enviou uma carta à Lady Gaga pedindo desculpas pelo ocorrido. “Cara Lady Gaga, estou envergonhado do que fiz. Não pensei nas consequências”, dizia o texto.