UOL Notícias Tecnologia

06/07/2011 - 14h41 / Atualizada 06/07/2011 - 15h21

Facebook lança chamadas por vídeo com Skype e chat em grupo na rede social

Da Redação
  • Reprodução

    Botão para a videochamada aparece junto à janela da conversa com um contato

O Facebook, rede social com 750 milhões de usuários ao redor do mundo, apresentou nesta quarta (6) nos Estados Unidos seu novo sistema de conversas instantâneas, que permitirá chamadas de vídeo com um plugin-in do Skype e chat em grupo.

“Quando um usuário ligar para um amigo, uma janela com a ligação vai aparecer e, se ele quiser atendê-la, poderá baixar o plug-in imediatamente e iniciar a conversa”, detalhou Zuckerberg.

A intenção da empresa é tornar videochamadas mais simples, acessíveis mesmo àqueles que não tem muito contato com a tecnologia. O botão para iniciar a videochamada ficará na própria janela de chat por texto. O recurso estará disponível a partir desta quarta (6) e um vídeo no Facebook demostra o funcionamento da ferramenta.

Além da vídeochamada, o Facebook lançou o bate-papo com vários contatos ao mesmo tempo. Segundo a empresa, cerca de 50% dos usuários do Facebook já utilizam o recurso de grupos, mas faltava a interação instantânea. ''Com um clique, será possível adicionar pessoas desses grupos a uma janela de conversa'', disse o CEO.

Outra novidade é a melhoria no design do bate-papo do Facebook, que ainda está em desenvolvimento, de acordo com a empresa. Com a mudança, o bate-papo passa a ter uma barra lateral que lista as pessoas com as quais o usuário mais troca mensagens.

Foco no compartilhamento

No início da apresentação, o CEO do Facebook destacou como as redes sociais estão evoluindo e como serão em alguns anos.

“As redes sociais estão num ponto de inflexão atualmente. Elas ainda não estão em toda parte, nem todo mundo usa redes sociais. Mas as pessoas ainda querem estar conectadas aos seus amigos e família”, avaliou.

“Nos últimos cinco anos, olhamos para o crescimento de usuários e o número de pessoas ativas nas redes. Nos próximos cinco anos, isso não será mais importante.  O foco será na taxa com que essas pessoas estão compartilhando informações.” O CEO se referia tanto à quantidade de informações compartilhadas como à velocidade com que isso acontece.

Para Zuckerberg, essa taxa vai continuar a crescer exponencialmente – atualmente 4 bilhões de tipos diferentes de conteúdo são compartilhados diariamente na rede --, e os esforços do Facebook para lidar com esse crescimento serão priorizados daqui por diante.  

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host