UOL Notícias Tecnologia

10/08/2011 - 12h48 / Atualizada 16/08/2011 - 19h35

Cara-de-pau conta como bancou o milionário cafona por emprego dos sonhos no Google

RODRIGO VITULLI || UOL Tecnologia

Você já sentiu vergonha alheia durante uma dinâmica de entrevista de emprego ou já pensou “não acredito que esse cara está fazendo isso”? Se não, talvez nunca tenha conhecido alguém como Matthew Epstein. O estrategista digital norte-americano de 24 anos está disposto a tudo para conseguir um emprego no Google. O sujeito criou um site com a cara da empresa para divulgar o próprio currículo, publicou no YouTube (onde mais?) um vídeo no qual interpreta um milionário bigodudo para lá de brega e ainda foi cara de pau o suficiente para colocar uma foto gigante de si mesmo nos corredores da companhia - que já entrou em contato com ele. Ao UOL Tecnologia, Matthew explica o porquê de tanta obstinação e desafia os críticos a ser tão audaciosos quanto.

  • Reprodução

    Apesar da boa repercussão, o cara-de-pau diz que não pretende ser ator: "Quero o Google"

Tudo começou há pouco mais de um mês. Matthew comprou o domínio “Google please hire me” (Google, contrate-me, por favor) e começou a pensar em uma extensa campanha de marketing pessoal para chamar a atenção da empresa. Há pouco mais de uma semana, o plano foi colocado em ação: qualquer um que entrar em seu site verá uma interface muito parecida com a página principal do Google, o currículo do rapaz e o vídeo abaixo (em inglês). O milionário excêntrico interpretado por Matthew gosta de animais empalhados, usa um suntuoso bigode, pinta as unhas do pé e usa cuecas samba-canção.

Antes mesmo de conseguir completar seu plano, o jovem estrategista recebeu um telefonema de um representante do Google e agendou uma entrevista que deve ocorrer ainda nesta semana. E, apesar de também ter recebido ligações de outras empresas, como Amazon e Microsoft, Matthew prefere deixar claro que sua meta é mesmo o Google. Tanto que, segundo ele, não terá nenhuma vantagem perante outros concorrentes por ter pagado um mico internacional. Confira abaixo os principais trechos da entrevista concedida via Skype ao UOL Tecnologia.

UOL Tecnologia - A pergunta mais óbvia: por que um milionário desejaria tanto ser funcionário do Google?

Matthew Epstein - Eu sei, parece esquisito. Que milionário faria um papelão desses? Mas eu pensei em fazer algo que fosse divertido tanto para mim quanto para quem assistisse. Não bolei planos mirabolantes nem pensei em conceitos, apenas achei que o personagem pudesse causar uma boa repercussão. E deu certo.

UOL Tecnologia - E por que tanto o Google? Outras empresas entraram em contato com você, mas nada mais lhe interessa?

  • Reprodução/YouTube

    "Já me disseram que eu fiquei a cara do Howard Wolowitz, do seriado “The Big Bang Theory”

Matthew Epstein - Eu uso produtos da Microsoft e compro muita coisa na Amazon, mas eu realmente acredito nas inovações dos produtos do Google. Google Wallet e Android são dois produtos pelos quais estou apaixonado. Seria realmente inspirador trabalhar com algo que todos os meus amigos usam. E o Google realmente tem as mentes mais brilhantes do mercado. Seria ótimo trabalhar com essas pessoas.

UOL Tecnologia - O cenário do seu vídeo é suntuoso. Você deve ter gastado uma fortuna produzindo tudo, não?

Matthew Epstein - Reservei US$ 3.000, mas só precisei gastar US$ 1.200. O Google me ligou antes [risos]. Tive ajuda de alguns amigos, mas fiz tudo praticamente sozinho. Do design do site ao roteiro do vídeo, o que já demonstra minha habilidade do marketing. A casa é minha [silêncio]. Não, é brincadeira... é um salão de festas em Atlanta e eles me deixaram usar por alguns instantes na ‘camaradagem’.

UOL Tecnologia -  Em que pretendia gastar o restante?

Matthew Epstein - Um dos planos era contratar um coral de igreja para cantar, em frente ao prédio do Google. Prefiro não revelar o resto...

 

UOL Tecnologia - Já disseram que você parece o Bruno, personagem do Sacha Baron Cohen?

Matthew Epstein - Não só ele, como também disseram que eu pareço o Howard Wolowitz, do seriado “The Big Bang Theory”. Mas o fato é que eu nunca havia interpretado antes, nem em peça escolar.  Fizemos tudo em duas tomadas e quatro horas. Muitos criticaram minha atuação, mas algumas pessoas disseram que deveria desistir do Google e partir para a Broadway. Se eu gostaria de ser ator? Não, definitivamente.

UOL Tecnologia - Quem sabe Bollywood... As críticas foram pesadas, tanto em relação à ideia, quanto pela superficialidade do seu currículo. Sites como o “Gizmodo” chegaram a publicar: “Google, não contrate este cara”. Qual o seu recado para as pessoas que acharam seu trabalho ruim?

Matthew Epstein - O “Gizmodo” não entendeu meu objetivo e me criticou por coisas que não são tão relevantes, mas outras pessoas fizeram comentários maldosos. A pergunta que eu faço é: por que alguém perderia segundos da vida para comentar algo completamente inútil e sem sentido? Para esses eu proponho o desafio de tentar [fazer algo inovador]. Eu não sou genial, nem tive a ideia mais inovadora do mundo, mas me mexi e realmente fiz o que eu tenho vontade de fazer. A única diferença entre mim e as pessoas que criticaram é que eu não tenho medo de falhar buscando o emprego dos meus sonhos.

UOL Tecnologia - E se o Google, depois de sua entrevista final, não quiser lhe contratar?

Matthew Epstein - Eu vou chorar...

Conheça um pouco mais do ambiente de trabalho do Google, onde Matthew deseja taaanto estar e, de quebra, confira também como são os bastidores das principais empresas de tecnologia:

Lado B: conheça os bastidores dos sites
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host