UOL Notícias Tecnologia

12/08/2011 - 14h11 / Atualizada 12/08/2011 - 14h21

Conheça dez editores de texto (leves e rápidos) para escrever e programar

SÉRGIO VINÍCIUS||Para o UOL Tecnologia
  • Como opções simplificadas a famosos editores de texto, há na web programas mais leves

    Como opções simplificadas a famosos editores de texto, há na web programas mais leves

O Microsoft Word, o BrOffice.org Writer e o online Google Writely são bom editores de textos. Entretanto, são “bons demais”. Cheios de recursos, eles podem até mesmo atrapalhar usuários que querem “somente” escrever. Como opções simplificadas a esses famosos editores de texto, há na web diversos programas leves que quebram o galho. Alguns deles, aliás, também servem para programadores, que podem escrever seus códigos em ambientes mais limpos e com aplicações específicas - como corretores de sintaxe.

Conheça dez aplicativos que podem ajudar os escribas e programadores de plantão.

Para escrever

AbiWord
Programa de código aberto que lembra muito o Microsoft Word, mas antes de chegar à versão 2007 (tem a cara clássica do Windows 95). Conta com bons recursos gráficos e oferece suporte a diversas extensões de texto. Tem auxiliar de impressão e formatação de textos. Gratuito.

RoughtDraft
Programa de textos que tem como destaque trabalhar com abas. De acordo com o desenvolvedor (que abandonou as atualizações do projeto há alguns anos), o software é voltado a escritores, já que pode salvar todos os documentos abertos (nas abas) de forma automática. Tem sistema de exibição de diretórios integrada à interface. Gratuito.

WordGraph
Programa que pode ser distribuído sozinho ou dentro do pacote de programas de escritório SSuite Office. Trata-se de um editor de texto compatível com documentos do MS Office, OpenOffice e StarOffice. O WordGraph converte arquivos para formato PDF e salva textos em TXT e RTF. Gratuito.
 

NotePro
Para usuários que estão acostumados com o WordPad ou NotePad (padrão no Windows), mas querem um pouco mais de funções, o NotePro pode agradar. Com uma interface limpa e atraente, o software tem verificador ortográfico, permite importar texto a partir de arquivos existentes e é bastante intuitivo. Gratuito.

Write Space
Complemento do Chrome, que implementa um processador de textos dentro do browser. Simples de usar, o programinha aparece na barra do navegador e basta clicar sobre ele para que o usuário possa digitar o que bem entender. Não tem muitas funções, mas serve como um imenso bloco de notas sempre à mão. Gratuito.

Para Programadores

TotalEdit
Bloco de notas e editor de texto simples, voltado para programadores que gostam de escrever códigos na unha. Trata-se de um aplicativo perfeito para texto, edição de web (incluindo linguagem PHP), HTML e Javascript. Conta com corretor ortográfico, editor de HTML, editor de hexadecimal, gerenciador de macros e sistema de busca. Gratuito.

FCKeditor
Outro editor de textos voltado a programadores. Conta com formatação de fontes, (tipo, tamanho, cor, estilo, negrito, itálico), de texto (alinhamento, tabulação, balas, lista) e suporte a links e âncoras. Gratuito.

FTPEditor Pro
Espécie de combinação de editor de textos e programa de FTP (protocolo para transferência rápida de arquivos via internet), o FTPEditor Pro tem uma cara esquisita. Mas é bem competente. Com ele, o usuário edita arquivos de textos remotos diretamente no servidor. As alterações são aplicadas no sistema sem demora. Gratuito por tempo limitado.

EditPlus
Editor de texto para sistemas operacionais do Windows de 32 bits. Tem compatibilidade com várias linguagens de programação e integração com a internet. Suporta verificação de sintaxe para linguagens HTML, CSS, PHP, ASP, Perl, C/C++, Java, Javascript e VBScript. Gratuito por tempo limitado.

Gwennel
Editor de texto, e em especial de linguagem HTML, que cria e formata arquivos em várias extensões de documentos. Pode abrir arquivos de Word, PDF e outros sem precisar importar ou exportar nada. Rápido e prático, dispensa instalação e pode ser executado diretamente do desktop ou pendrive. Gratuito.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host