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02/09/2011 - 10h57 / Atualizada 02/09/2011 - 22h06

Site colaborativo 'Huffington Post' busca parceiros para abrir versão brasileira

POR JULIANA CARPANEZ || Do UOL Tecnologia
  • Eduardo Knapp/ Folhapress - 2010

    "Temos muito a aprender com o Brasil", disse Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post

Arianna Huffington, diretora-executiva e criadora do blog ''Huffington Post'', está no Brasil em busca de parceiros de mídia para criar uma versão local de seu blog, que aparece como o 89º maior site do mundo no ranking Alexa. Em apresentação no evento Info@trends, realizado nesta sexta-feira (2) em São Paulo, ela afirmou que o objetivo é criar esse braço brasileiro do site, que já tem edições  nos EUA, Reino Unido e Canadá.

A versão brasileira, segunda que foge do idioma inglês (a francesa estreia em outubro), está programada para ser lançada em novembro de 2011, após a escolha dos parceiros de mídia, que deve ocorrer ainda em setembro. O ''Huffington Post'' foi comprado em fevereiro de 2011 pela AOL por US$ 315 milhões.

"Queremos estar aqui para oferecer essa plataforma com diversos tipos de conteúdo local, como política, culinária, música. Também queremos compartilhar essa informação com o resto do mundo", afirmou. "O Brasil é fascinante. Espero que vocês [brasileiros] entendam isso. A forma como vocês lidam com seus problemas faz as coisas acontecerem (...). Temos muito a aprender com o Brasil.”

Além de produzir conteúdo próprio, o site dá links para material de outras publicações. Essa colaboração, caso o blog se estabeleça mesmo no país, não será focada nas maiores regiões, segundo Arianna. "Para entender o Brasil, que não é um homogêneo, é importante ter conteúdo do país inteiro. Não dá Para vir ao Brasil e ficar só no Rio e São Paulo."

O objetivo é montar um escritório físico, provavelmente na cidade de São Paulo. O tamanho da redação depende de quem será esse parceiro de mídia a quem o 'Huffington Post' se associar no Brasil. A parceria não garante, no entanto, exclusividade de conteúdo à empresa brasileira: o site poderá dar link para qualquer página em português que achar interessante. 

A versão local terá textos traduzidos das versões em inglês, desde que sejam assuntos de "interesse universal". As reportagens escritas em português também serão publicadas nas versões estrangeiras do site, depois de traduzidas. "Estamos mais interessados em levar conteúdo brasileiro a outros países do que fazer o contrário. Queremos tornar o que acontece no Brasil mais acessível para o resto do mundo."

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