UOL Notícias Tecnologia

IFA 2011

Feira de tecnologia realizada em Berlim, de 2 a 7 de setembro

  • Imagem: Divulgação

06/09/2011 - 07h01 / Atualizada 06/09/2011 - 14h33

Óculos 3D simulam telão de cinema com 750 polegadas; confira teste

GUILHERME TAGIAROLI*||Do UOL Tecnologia
  • Visor de tecnologia 3D será vendido por cerca de 800 euros ainda neste ano

    Visor de tecnologia 3D será vendido por cerca de 800 euros ainda neste ano

Ele tem visual futurista e promete ao usuário a experiência de assistir sozinho ao conteúdo 3D exibido no telão do cinema. Mas se o HMZ-T1 será tudo isso ou apenas um trambolho high-tech depende totalmente do conteúdo nele exibido. A novidade apresentada na IFA 2011, feira de eletrônicos e eletrodomésticos realizada em Berlim, deve chegar ao mercado europeu até o fim deste ano por cerca de 800 euros (R$ 1.860). Não há previsão para lançamento no Brasil.

Chamado de “Personal 3D viewer” (visualizador pessoal de 3D, em tradução livre), o equipamento é um par de óculos que o usuário coloca para ter acesso a conteúdos 3D. Ele é composto, basicamente, por lentes 3D ativas (que precisam de bateria), fones de ouvido e uma espécie de suporte, que prende tudo isso à cabeça. O objetivo é dar a sensação de imersão.

A reportagem do UOL Tecnologia conferiu de perto (ou de dentro) o Personal 3D Viewer. A conclusão é que, apesar de libertar os usuários da dependência de uma TV de tela grande, os óculos 3D são bons principalmente por oferecerem uma experiência individual de consumo de mídia. Já a experiência tridimensional depende do conteúdo exibido na telinha que simula uma telona de cinema, com 750 polegadas.

 

Durante os testes, por exemplo, a reportagem assistiu a um clipe musical de uma cantora asiática, com diversos efeitos 3D. Foi possível ver perfeitamente cada um dos efeitos brilhantes que a cantora soltava com as mãos em direção ao espectador. No entanto, ao jogar Gran Turismo no Playstation 3, qualidade foi menor. Tudo bem que é possível notar alguns efeitos 3D no jogo, como o movimento das mãos do piloto ou quando se tenta atropelar alguns dos espectadores da corrida (essa tentativa só ocorreu para efeitos de teste, ok?). Mas o jogo não oferece uma experiência rica deste tipo de recurso.

O som é um capítulo à parte. Os fones, apesar de parecerem simples, têm boa qualidade. Eles até simulam o sistema de som 5.1, que consiste em seis canais de som posicionados de tal forma que provocam a imersão.

Apesar de a novidade valer a pena em alguns casos, a questão é: você compraria ingresso para assistir a um filme 3D em uma tela gigante se houvesse dúvidas sobre a qualidade do recurso tridimensional? Se essa funcionalidade pudesse ou não ter qualidade na tela, dependendo do filme? Provavelmente, não.

O sistema de alimentação da novidade é feito via porta USB e ele é compatível com qualquer aparelho que disponibilize conteúdos 3D.

* O repórter viajou a convite da Philips

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host