UOL Notícias Tecnologia

13/09/2011 - 13h28 / Atualizada 13/09/2011 - 17h50

Microsoft lança prévia do Windows 8 para desenvolvedores

Da Redação
  • Steven Sinofsky, presidente da Divisão Windows da Microsoft, disse que o Windows 7, com 450 milhões de cópias no mundo, ultrapassou o Windows XP

    Steven Sinofsky, presidente da Divisão Windows da Microsoft, disse que o Windows 7, com 450 milhões de cópias no mundo, ultrapassou o Windows XP

A Microsoft apresentou nesta terça-feira (13) mais funcionalidades do Windows 8, que permitem a personalização do software, durante a sua Conferência Anual para Desenvolvedores, a Build, realizada na Califórnia (EUA). A interface do novo sistema é completamente adaptada para uso em dispositivos com tela sensível ao toque, como tablets. O download da versão prévia para desenvolvedores estará disponível "até o final desta semana", informou a empresa.

Steven Sinofsky, presidente da Divisão Windows da Microsoft, afirmou que a companhia se esforçou muito para oferecer um sistema com uma interface sensível ao toque que fosse simples, além de integrar melhor a interação entre aplicativos e tornar a nova versão compatível com a versão anterior do software. “Tudo o que roda no Windows 7 vai funcionar também no Windows 8”, disse.  

A Microsoft garante que o Windows 8 trabalha “perfeitamente” com uma grande gama de dispositivos, de tablets de 10 polegadas a notebooks e computadores tudo-em-um com telas de alta definição. Isso ocorre porque o novo sistema tem suporte a variados chipsets, do mais simples ao mais potente. “Com o Windows 8, PCs ultrafinos e tablets são inicializados instantaneamente e funcionam o dia todo com uma única carga”, garante a empresa, seguindo a linha do ultraportátil da Apple.

A companhia revelou ainda detalhes de novas ferramentas para que os desenvolvedores possam criar aplicativos para o novo sistema. Entre as novidades, está a interface “Metro style”, desenvolvida para o toque, que mostra informações importantes, incorporando simplicidade e dando mais controle ao usuário. Os aplicativos ocupam todo o espaço da tela, “para que não haja distrações”, e podem ser controlados com a mesma facilidade -- seja com o toque na tela, mouse ou teclado.

A comunicação entre aplicativos foi aprimorada no Windows 8 para que o usário possa, por exemplo, selecionar e enviar por e-mail fotos de diferentes locais – seja do Facebook, Flickr ou direto do arquivo salvo em disco.

O porta-voz da Microsoft destacou ainda o bom desempenho das vendas do Windows 7, que alcançou 450 milhões de cópias no mundo, ultrapassando o Windows XP. Segundo a empresa, mais de 1 bilhão de pessoas usam diariamente sistemas Windows.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host