UOL Notícias Tecnologia

13/09/2011 - 10h44 / Atualizada 13/09/2011 - 12h04

Samsung contra-ataca e registra queixa contra Apple por patentes de telefonia

Da Redação
  • Segundo a Samsung, Apple usou patentes da empresa no smartphone iPhone e no tablet iPad 2

    Segundo a Samsung, Apple usou patentes da empresa no smartphone iPhone e no tablet iPad 2

A Samsung, fabricante sul-coreana de eletrônicos, informou nesta segunda-feira (13) que registrou uma reclamação na corte francesa contra a Apple. A razão é que a empresa americana teria infringido três patentes de telefonia na fabricação do smartphone iPhone e do tablet iPad. As informações são da agência de notícias AFP.

“A reclamação tem relação com três patentes de telefonia e não na questão do design dos tablets”, informou um porta-voz da empresa na França, descartando que o caso tenha relação direta com o caso da Alemanha. Lá, a Apple move um processo contra a Samsung alegando que a companhia sul-coreana copiou o design dos aparelhos vendidos pela Apple.

O caso na Alemanha chegou ao ponto de a corte do país proibir, até o julgamento da ação, que a Samsung apresente novos tablets. Isso fez, por exemplo, que a Samsung removesse todos os tablets no estande da empresa durante a IFA 2011, feira de tecnologia realizada em Berlim, capital da Alemanha.

As três patentes que a Apple supostamente usou sem autorização da Samsung dizem respeito à tecnologia UMTS, que permite o acesso de aparelhos móveis a redes 3G. O alvo da Samsung são quatro gadgets da Apple: iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone 4 e o iPad 2.

A primeira audiência sobre a reclamação da Samsung deve ocorrer ainda este ano, no mês de dezembro.

Guerra de patentes

Samsung e Apple estão em pé de guerra, sobretudo após a empresa sul-coreana ter lançado concorrentes à altura dos produtos da Apple, como o Samsung Galaxy S II, que “peita” o iPhone 4, e o tablet Samsung Galaxy 10.1, concorrente direto do iPad 2.

Além da Alemanha, a Apple tem ações contra a Samsung em vários países. Em pelo menos dois deles, a empresa americana já conseguiu banir a venda de produtos da concorrente.

Na Holanda, por exemplo, a Apple conseguiu embargar a venda de três smartphones. Já na Austrália, o alvo foi o tablet Galaxy Tab 10.1, que também teve a venda proibida por um tempo.

Comparativo entre Galaxy S II e iPhone 4
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host