UOL Notícias Tecnologia

19/09/2011 - 12h22 / Atualizada 19/09/2011 - 12h30

Hackers atacam fabricante de submarinos e componentes de usinas nucleares no Japão

Da Redação

A Mitsubishi Heavy Industries Ltd., maior fabricante da área de defesa no Japão, revelou nesta segunda (19) que seus computadores sofreram uma invasão hacker. Segundo um jornal local, o principal alvo dos cibercriminosos eram submarinos, mísseis e componentes de usinas nucleares. As informações são da “Reuters”.

De acordo com o comunicado oficial da Mitsubishi, algumas informações podem ter sido roubadas. É o primeiro ciberataque a uma indústria de defesa no Japão. Os responsáveis pela invasão dos computadores não foram identificados.

“Soubemos que algumas informações do sistema, como endereços IP, foram acessadas e isso é assustador o bastante”, disse um porta-voz da empresa. No entanto, a Mitsubishi informou que dados cruciais sobre produtos e tecnologias foram mantidos em segurança. O ataque foi identificado em 11 de agosto, mas revelado apenas agora.

Suspeita

Um documento divulgado no mês passado chamou a atenção para a necessidade de vigilância depois que grandes ciberataques ocorreram contra a Lockheed Martin e a outras empresas da área de defesa contratadas pelo governo norte-americano. Naquela época, foi sugerido que os ataques tinham origem na China.

O jornal “Yomiuri” informou que cerca de 80 vírus e cavalos de troia infectaram computadores da sede da Mitsubishi em Tóquio, além da fábrica e do centro de pesquisa e desenvolvimento – entre eles a Kobe Shipyard & Machinery Works, Nagasaki Shipyard & Machinery Works e a Nagoya Guidance & Propulsion System Works. A Kobe Shipyard constrói submarinos e fabrica componentes para construir centrais nucleares, enquanto a Nagasaki faz navios de escolta.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host