UOL Notícias Tecnologia

21/09/2011 - 11h46 / Atualizada 21/09/2011 - 11h50

Pontos de acesso à banda larga devem chegar a 22 milhões no país em 2011

Juliana Carpanez || UOL Tecnologia
  • Metade dos acessos corresponde às velocidades de 1 a 4 Mbps (megabits por segundo)

    Metade dos acessos corresponde às velocidades de 1 a 4 Mbps (megabits por segundo)

O acesso à internet banda larga chegou a 20 milhões de pontos no terceiro trimestre deste ano, contra 16 milhões no mesmo período de 2010, segundo um estudo divulgado pela consultoria IDC nesta quarta-feira (21). Até o final do ano esse número deve chegar a 22 milhões de pontos de acesso.

A pesquisa, que não especifica o número de internautas conectados, considera acesso fixo e móvel via modens 3G -- um acesso pode representar mais de um usuário, como no caso de residências em que toda a família usa o mesmo acesso fixo. A IDC não considera nesses dados os acessos à internet via smartphone, que chegam aos 3 milhões.

Desses 20 milhões de pontos de acesso, cerca de 5 milhões correspondem aos modens 3G. Dos 15 milhões restantes, metade corresponde à conexão ADSL e o resto é dividido entre conexão via cabo e satélite, por exemplo. A participação exata de cada tipo de tecnologia não foi divulgada. Cerca de metade dos acessos, diz a IDC, corresponde às velocidades de 1 a 4 Mbps (megabits por segundo).

A consultoria ainda não viu impactos de adesão à banda larga se considerado o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), que oferece internet de 1 Mbps por R$ 30 mensais. "A ideia do plano é incrementar a adesão ao acesso rápido, mas não associamos as previsões de crescimento ao projeto", afirmou Samuel Rodrigues, analista de telecom da IDC.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host