UOL Notícias Tecnologia

22/09/2011 - 14h48 / Atualizada 22/09/2011 - 20h25

Facebook reformula perfil para "contar a vida" do usuário em uma página

Da Redação
  • Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante evento F8 em que anunciou o recurso Timeline

    Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante evento F8 em que anunciou o recurso "Timeline"

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (22), durante o F8 (evento anual realizado nos Estados Unidos para desenvolvedores), a reformulação do site de relacionamentos. Com as alterações, segundo Mark Zuckerberg, fundador da rede social, o Facebook quer organizar as informações do usuário de modo que o perfil na rede “conte” a história de sua vida. O recurso estará disponível a partir desta quinta para alguns perfis e estará liberado para todos, possivelmente na próxima quinta (29).

A mudança na rede social trará, basicamente, três tipos de informações: o conteúdo compartilhado com os amigos, os aplicativos que o usuário utiliza e “uma nova forma de expressar quem você é”, que consiste em um sistema melhor de organização de dados.

Veja como funciona a "linha do tempo"

Será como uma “Timeline” (linha do tempo) na qual os usuários poderão ver, por exemplo, as imagens que um perfil exibiu em determinado ano. “A timeline é a história de toda sua vida. Uma espécie de blog da vida real”, definiu Mark Zuckerberg, durante a apresentação.

Com o recurso timeline, é possível, por exemplo, visualizar uma mapa que mostra os lugares que as pessoas costumam frequentar ou mesmo ver a “história da vida de alguém” apenas por imagens.

Na configuração da timeline, será possível configurar, além de sua imagem de perfil, uma foto maior chamada “Cover Photo” para que o usuário mostre algo que represente sua personalidade.  Durante a apresentação, Zuckerberg mostrou sua página no Facebook com a “Cover Photo” de seu cachorro. “Desenhamos a timeline de modo que ela seja sua ‘casa’”, disse.

Para explicar o novo design da página, Mark dividiu a evolução do Facebook em três partes. Na primeira fase da rede social, em sua fundação, o perfil do usuário passava informações comuns nos primeiros cinco minutos de conversa (os usuários informavam dados básicos como nome, onde estuda, quando nasceu, etc.).

Na sequência, com a mudança de 2008, o usuário conseguia ter uma noção do que seus contatos fizeram e compartilharam recentemente. E agora, com o “timeline”, será possível ter a história completa da vida de pessoa. O recurso estará disponível na versão web da rede social e na versão para dispositivos móveis.

Além dessas mudanças, Zuckerberg contou que o Facebook neste ano alcançou um novo recorde: a marca de meio bilhão de usuários navegando pelo site em um só dia.

Aplicativos para músicas e filmes
O Facebook também anunciou novas funcionalidades de aplicativos baseados em consumo de entretenimento, como músicas, vídeos e jogos. Agora, as ações dos usuários serão classificadas como verbos unidos aos substantivos, em vez de apenas "curtir". Ex.: "Carlos está lendo Harry Potter", em vez de "Carlos curtiu Harry Potter". 

Confira como funcionam os aplicativos

De acordo com Zuckerberg, a funcionalidade segue a ideia do “compartilhamento transparente”, com aplicativos "Open Graph". Com eles, será possível atualizar a timeline sem precisar “entrar  nela”, ou seja, automaticamente a partir de serviços parceiros do Facebook.

Por meio da plataforma norte-americana Spotify (não disponível no Brasil), o usuário pode compartilhar as músicas que está ouvindo com os contatos, que poderão acompanhar em tempo real a atividade. O mesmo deve acontecer com outros parceiros, como Hulu, Flixster, Netflix, DirectTV, Miso.

O recurso estará disponível para teste para alguns usuários a partir desta quinta e abrangerá, em um primeiro momento, aplicativos relacionados à música, filmes e TV.

  • 1297
  • true
  • /2011/09/22/o-que-voce-achou-da-novidade-timeline-apresentada-pelo-facebook.js

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host