UOL Notícias Tecnologia

03/10/2011 - 21h05 / Atualizada 04/10/2011 - 10h48

Estudante de São Paulo relata explosão de iPod no bolso da calça jeans

Da Redação
  • 'O iPod explodiu no meu bolso e depois pegou fogo', conta a estudante Maria Emilia

    'O iPod explodiu no meu bolso e depois pegou fogo', conta a estudante Maria Emilia

Maria Emilia Garcia Cunha, 22, ia para a faculdade na manhã desta segunda-feira (3) quando ouviu o um “barulhão” dentro do ônibus. Em seguida, conta, olhou para baixo e viu uma mulher batendo com a bolsa sobre sua calça jeans, em chamas. “O iPod explodiu no meu bolso da frente e depois pegou fogo. As pessoas usaram bolsas, mochilas para apagar”, lembra a estudante de Relações Públicas.

A calça jeans, grossa, impediu que a jovem machucasse a perna. Mas ela queimou o polegar esquerdo ao tirar o tocador digital do bolso. “Foi um susto. Não só para mim, mas para todos no ônibus. Tinha uma criança na parte de trás da condução, com um fone branco [símbolo dos produtos da Apple], e eu fiquei pensando se tivesse sido com ela.”

  • Arquivo Pessoal

    Maria Emilia queimou o polegar esquerdo ao tirar o tocador digital do bolso; calça também queimou

Passado o susto, Maria Emilia começou a fazer piada com a situação. Sobre o estado de seu iPod nano, ela brincou: “só achei que um dia ele pararia de funcionar, mas não que iria explodir”. O tocador digital que ela garante ser original da Apple foi trazido pelo pai, depois de uma viagem aos Estados Unidos, há pelo menos quatro anos. “Eu admirava muito a Apple. Estava esperando ser efetivada para comprar um Mac, mas fiquei abalada”, disse a jovem, que também tem um iPad.

Por enquanto, ela ainda não entrou em contato com a empresa – a jovem pensa em pedir, ao menos, o ressarcimento pelo eletrônico que parou de funcionar após a explosão.

Ao UOL Tecnologia, a assessoria de comunicação da Apple informou nesta terça-feira (4) que os departamentos responsáveis pelo atendimento ao cliente já estão em contato com Maria Emilia. “Essas áreas foram mobilizadas ontem [segunda-feira] para resolver o caso”, comunicou a empresa.

Superaquecimento
Curiosa sobre o que pode ter acontecido, Maria Emilia encontrou na internet casos parecidos que relatam o superaquecimento da bateria do tocador da Apple. Em 2009, por exemplo, um consumidor inglês afirmou que o iPod touch de sua filha de 11 anos começou a apitar e soltar fumaça quando, de repente, explodiu e foi arremessado a uma altura de pouco mais de três metros.

A Apple já admitiu que alguns iPod nano de primeira geração -- vendidos entre setembro de 2005 e dezembro de 2006 -- podem superaquecer por causa de baterias com falhas. Em 2008, quando divulgou o problema, a empresa orientou os clientes que tivessem problemas com baterias superaquecidas a procurarem sua assistência técnica. “Os iPod nano com baterias danificadas serão substituídos”, divulgou a empresa na época.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host