UOL Notícias Tecnologia

Steve Jobs

Tudo sobre o cofundador da Apple; 'pai' do iPod, iPhone e iPad

  • Imagem: Kimberly White/Reuters

05/10/2011 - 22h07 / Atualizada 06/10/2011 - 00h45

Família de Steve Jobs diz que criador da Apple morreu rodeado por familiares

Da Redação
  • Imagem de Steve Jobs no site da Apple anuncia a morte do ex-diretor-executivo da empresa

    Imagem de Steve Jobs no site da Apple anuncia a morte do ex-diretor-executivo da empresa

Em nota divulgada nesta quarta-feira (5), a família de Steve Jobs afirmou que ele morreu em paz, rodeado pelos familiares. 

“Em sua vida pública, Steve ficou conhecido como visionário; em sua vida privada, ele amava sua família. Somos gratos às muitas pessoas que dividiram seus desejos e rezas no último ano da doença de Steve; um site será oferecido para aqueles que quiserem fazer tributos e prestar homenagens”, diz o comunicado.

“Somos gratos ao apoio e bondade daqueles que compartilham nossos sentimentos por Steve. Sabemos que muitos de vocês ficarão de luto conosco e pedimos que respeitem nossa privacidade durante nosso momento de pesar.”

Anúncio
O fundador da Apple morreu nesta quarta-feira.  "A Apple perdeu um gênio criativo e visionário, e o mundo perdeu um ser-humano incrível. Aqueles que tiveram a sorte de trabalhar com Steve perderam um querido amigo e mentor. Steve deixou para trás uma companhia que só ele poderia ter construído e seu espírito será sempre a base da Apple", informa o comunicado publicado pela própria companhia.

A página da empresa americana, em seu anúncio oficial, convida os fãs da marca a enviar mensagens de condolência através do e-mail rememberingsteve@apple.com .

A causa da morte do fundador da Apple ainda não foi confirmada. Porém, nos últimos anos Steve Jobs foi afastado algumas vezes da companhia em função de problemas de saúde. Em 2004, por exemplo, ele passou por uma cirurgia para tratar um câncer no pâncreas. Após cinco anos, Jobs recebeu um transplante de fígado. Em ambas as ocasiões, ele se afastou das atividades da companhia.

No último dia 24 de agosto, Jobs publicou uma carta em que ele renunciava ao cargo de diretor-executivo da empresa. “Eu sempre disse que se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir minhas atribuições como diretor-executivo, eu seria o primeiro a dar a notícia a vocês. Infelizmente, esse dia chegou”, dizia ele no documento.

Após seu desligamento "parcial" da companhia, pois continuou como presidente da Apple, fotos de Steve Jobs, que o mostravam muito debilitado, passaram a circular pela internet. Porém, tanto a Apple como a sua família não divulgaram maiores informações sobre o estado de saúde dele.

Tim Cook, substituto de Jobs na direção executiva da Apple, disse em carta para os funcionários da empresa que estão planejando um logo especial para celebrar a vida extraordinária de Steve. "Nenhuma palavra pode expressar adequadamente nossa tristeza pela morte de Steve ou nossa gratidão pela oportunidade de ter trabalhado com ele. Nós vamos honrar sua memória nos dedicando para continuar o trabalho que ele amava tanto".

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host