UOL Notícias Tecnologia

12/10/2011 - 14h08 / Atualizada 12/10/2011 - 15h42

Apple libera atualização de sistema do iPhone e serviço de dados na nuvem

Da redação
  • Divulgação

    Os usuário podem baixa a versão 5.0 do sistema operacional iOS por meio do software iTunes

A Apple lançou oficialmente nesta quarta-feira (12) o novo sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 5. Os usuários dos modelos mais recentes de iPhone, iPad e iPod Touch já podem fazer a atualização do software gratuitamente por meio do iTunes, o controlador de mídia da Apple. Com o novo sistema operacional, os usuários têm acesso ao sistema de armazenamento de arquivos e informações na nuvem iCloud, anunciado em maio de 2011, durante a última apresentação de Steve Jobs.

O principal recurso do iCloud é sincronizar as informações do usuário independente do dispositivo Apple que esteja sendo usado. Por exemplo: uma foto tirada com um iPhone é automaticamente armazenada no iCloud, que distribui (via Wi-Fi) as imagem aos outros dispositivos, como iPad ou Mac. Também é possível acessar as mesmas informações sobre e-mail, calendário, aplicativos, músicas e vídeos. Para acessar o iCloud, o usuário deve atualizar os sistemas operacionais do computador (MacOS X Lion 10.7.2) e iPhone/iPad (iOS5).

Os serviços de música e vídeo não estão disponíveis a usuários brasileiros. Isso porque a iTunes Store, que comercializa esse tipo de mídia nos EUA e em outros países, tem uma limitação na versão brasileira.  Apesar da atualização, a Apple não divulgou uma previsão para que a loja virtual iTunes passe a tornar disponível músicas e vídeos no Brasil.

Veja fotos da última apresentação de Steve Jobs sobre o iCloud e o iOS 5
Veja Álbum de fotos

Sobre o iOS 5

O novo sistema iOS traz mudanças significativas no que diz respeito às notificações recebidas pelos usuários. Antes, um quadro azul aparecia na tela quando o usuário recebia alguma notificação, independente do aplicativo em execução. Com a atualização, os usuários podem optar por visualizar as notificações deslizando o dedo no topo da tela.

Também foram alteradas algumas funções com relação à câmera, que passou a ter a opção de ajustes de otimização automática das fotos e a capacidade de acionar o obturador com o botão de volume, localizado na lateral do aparelho.

Outra função trazida com o iOS 5 é o chamado iMessage, que troca mensagens de texto, áudio e vídeo com outros usuários de dispositivos Apple por meio da rede de dados. O lançamento da Apple ocorre no mesmo dia em que a RIM (BlackBerry) enfrenta graves problemas com o serviço de mensagens exclusivos, o BBM.

Novos aplicativos pré-instalados no sistema operacional são um diferencial. Com o Reminders, por exemplo, o usuário pode adicionar lembretes de acordo com o horário ou localização. Também é possível adicionar uma conta de Twitter nativamente no sistema, ou seja, não há necessidade de instalar aplicativos de terceiros. Os contatos podem ser sincronizados com suas respectivas contas no Twitter.

O iOS 5 é compatível com os modelos 3GS e 4 do iPhone. Também é possível atualizar o sistema com os dois modelos de iPad e com as versões 3 e 4 do iPod Touch. O sistema operacional dispensa a necessidade de utilizar um computador (leia iTunes) para poder ligar o dispositivo pela primeira vez. 

Surpresa

Para o lançamento oficial nesta quarta, a Apple reservou uma pequena novidade no iOS 5. Agora os usuário podem comprar tons de alerta de mensagens por US$ 0,99. A função só está disponível para lojas estrangeiras do iTunes. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host