UOL Notícias Tecnologia

19/10/2011 - 00h14 / Atualizada 19/10/2011 - 16h38

Samsung anuncia Galaxy Nexus, 1º smartphone com a plataforma Android 4.0

Da Redação
  • Andy Rubin (esq), executivo do Google Mobile, e J.K. Shin, da Samsung, apresentam o Nexus

    Andy Rubin (esq), executivo do Google Mobile, e J.K. Shin, da Samsung, apresentam o Nexus

A Samsung apresentou nesta quarta-feira (19), em Hong Kong, o Galaxy Nexus, primeiro smartphone que roda a versão 4.0 do sistema operacional Android (essa nova versão da plataforma do portátil do Google é chamada Ice Cream Sandwich).  A novidade será lançada nos EUA e na Ásia em novembro, por preço ainda não divulgado.

O fabricante destacou a velocidade do aparelho, com processador de 1.2 GHz: “Ele voa”, afirmou Kevin Packingham, executivo da Samsung. O aparelho tem tela de 4,65 polegadas com super Amoled – tecnologia de alta definição que, segundo a fabricante, garante “a tela mais colorida do mercado, com a maior taxa de contraste”. A câmera traseira tem 5 megapixels e faz vídeos em alta definição (1080 p), além de tirar fotos em menos de 1 segundo -- na apresentação, o clique foi descrito como "instantâneo". A câmera frontal tem 1,3 megapixel.

Uma ficha divulgada pelo “Gizmodo”, presente no evento de Hong Kong, indica que o modelo pesa 135 gramas, mede 13,5 cm x 6,8 cm x 0,89 cm e tem capacidade de 32 GB. O aparelho não tem botões: todos eles são virtuais, disponíveis em sua tela.

Acompanhe detalhes do smartphone
Veja Álbum de fotos

Ice cream sandwich

Matias Duarte, executivo do Google, apresentou as novas funções do Ice Cream Sandwich – com uma nova tipografia “mais moderna”, chamada Robato, específica para telas com alta definição.  O teclado ganhou melhoras para evitar erros e também sugere palavras assim que o usuário digita algumas letras. Na apresentação, Duarte ditou uma mensagem que foi escrita na tela do aparelho, incluindo o símbolo do sorriso -- :)

Assim como acontece no iOS5, liberado na semana passada pela Apple, as notificações são exibidas mesmo quando a tela está bloqueada. Para destravar o aparelho, nada de senhas: ele usa a própria câmera para reconhecer o rosto de seu dono. Na apresentação, no entanto, o novo Android não identificou Duarte, que brincou: “minha maquiagem deve estar mais pesada do que pensei”.

Novamente como no iOS5, o navegador separa as páginas abertas em abas (essa separação, no Android em até 16 abas, já acontecia nos desktops e agora migrou para os portáteis). O browser do celular sincroniza com os sites favoritos do navegador Chrome utilizado no computador. E, ainda como acontece na alternativa da Apple, é possível salvar páginas de internet para ler o conteúdo depois. 

No Android 4.0, a caixa de entrada do Gmail exibe o remetente e duas linhas de mensagens. Os endereços de e-mail são acompanhados de fotos das pessoas, e é possível fazer buscas off-line (o usuário programa quanto tempo as mensagens devem ser armazenadas para isso). É possível acessar a câmera rapidamente, mesmo com a tela travada, apenas fazendo um movimento com o dedo para a esquerda. As fotos contam com editor, reconhecimento facial, modo panorama e diversos filtros.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host