UOL Notícias Tecnologia

27/10/2011 - 10h08 / Atualizada 27/10/2011 - 10h40

Celular 'dobrável' obedece a comandos só com movimentos da tela

JULIANA CARPANEZ* || DO UOL TECNOLOGIA
Celular é controlado com torção da tela
Veja Álbum de fotos

Nokia World 2011

  • Sang Tan/AP

    Clique na imagem e veja as novidades do evento da Nokia

Um celular dobrável apresentado no evento Nokia World 2011, em Londres, promete acabar -- ou pelo menos reduzir -- com as marcas de dedo na tela dos portáteis. Isso porque o aparelho, por enquanto apenas um protótipo, obedece aos comandos conforme o usuário movimenta a própria tela, torcendo-a, por exemplo.

Se quiser dar zoom nas fotos, basta levar as duas pontas da tela para trás. Faça o movimento contrário e você verá as imagens em tamanho reduzido. Para trocar as funções - de música para fotos -, é só dar uma leve torcida no aparelho, conforme comprovou o UOL Tecnologia ao testar o celular conceitual. Na função de música, o movimento que funciona como "zoom" nas fotos dá play no arquivo.

O produto feito de plástico é bastante fácil de usar e intuitivo, mas na demonstração ele só apresentava dois recursos. A questão é saber se, caso a novidade chegue mesmo ao mercado, o usuário não se perderá com a quantidade de comandos necessária para acessar todas as funções e aplicativos existentes hoje em um smartphone. 

Abaixo, um vídeo divulgado pelo site norte-americano "Cnet" sobre o funcionamento do aparelho:

Veja o funcionamento da tela flexível

* A jornalista viajou a convite da Nokia.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host