UOL Notícias Tecnologia

07/12/2011 - 06h00 / Atualizada 07/12/2011 - 06h00

Saiba como aumentar a letra exibida nos principais navegadores de internet

SÉRGIO VINÍCIUS || Para o UOL Tecnologia

Um reclamação recorrente dos usuários de internet é com relação ao tamanho das letras dos navegadores. Muitos desenvolvedores criam páginas com caracteres pequenos, que dificultam muito a leitura dos internautas. Entretanto, para minimizar esses problemas, é possível aumentar (ou diminuir) o zoom dos sites, alterando o tamanho das letras e dos componentes. Veja como é o processo nos quatro principais browsers do mercado.

Se você tiver dúvidas sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida em um próximo tutorial.

1. Internet Explorer

No rodapé direito do navegador, há uma lupa e um número (normalmente 100%) ao lado. Clique sobre ele e escolha o tamanho que deseja que a página seja aumentada. Essa mesma operação pode ser realizada clicando em Exibir e, depois, Zoom. Por fim, o atalho CTRL+ Símbolo de mais (+) também resolve.

  • Reprodução

2. Firefox

No Firefox, o modo de aumentar ou diminuir a página é idêntico ao IE. Em Exibir, deve-se entrar em zoom. Até mesmo o atalho no teclado  - CTRL+ Símbolo de mais (+) - é igual. Se o usuário desejar, também pode usar o CTRL e o scroll do mouse para aumentar ou diminuir o tamanho da página.

  • Reprodução

3. Opera

Nesse navegador, além dos já batidos CTRL + Símbolo de mais (+) e do Exibir > zoom, há ainda duas outras formas práticas de alterar o tamanho dos ícones na tela. No canto direito interior, uma barra horizontal permite que o usuário controle o zoom. Além disso, há a Barra de Visualização, que mostra a porcentagem do tamanho. Basta alterar o número, para escolher o tamanho que se deseja.

  • Reprodução

4. Chrome

No Chrome, deve-se clicar no ícone da ferramenta no canto direito superior da tela e, depois, escolher o zoom clicando nos sinais de mais (+) ou menos (-). O navegador também aceita o atalho  CTRL + Símbolo de mais

  • Reprodução

Conheça algumas semelhanças e diferenças entre os navegadores:

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host