UOL Notícias Tecnologia

19/12/2011 - 13h47 / Atualizada 23/01/2012 - 13h14

Usuários de terminal de ônibus em SP ganham acesso Wi-Fi gratuito por 15 minutos

Da Redação
  • Terminal Santo Amaro em São Paulo tem acesso experimental à internet Wi-Fi

    Terminal Santo Amaro em São Paulo tem acesso experimental à internet Wi-Fi

Quem passar pelo Terminal Santo Amaro, zona sul da cidade de São Paulo, poderá ter acesso à internet sem fio gratuitamente por 15 minutos. O projeto, que ainda está em caráter experimental, foi liberado aos usuários que passam pelo local nesta segunda-feira (19).

Segundo a SPTrans, companhia que gere o transporte público na cidade, os usuários poderão usufruir de um link de internet de 4 Mbps (Megabits por segundo) gratuitamente. Para o acesso à internet ser liberado, é necessário que o usuário ligue a opção de Wi-Fi de seu dispositivo móvel (smartphone, tablet ou laptop), acesse a rede do terminal, que estará aberta, e abra um navegador de internet.

Após isso, o sistema exigirá que a pessoa faça um pequeno cadastro com nome, CPF e que crie uma senha. Por fim, aparecerá uma tela de login, a qual o usuário deverá digitar seu CPF e a senha cadastrada. O processo é muito parecido com o utilizado em aeroportos.

O tempo de acesso gratuito por CPF está limitado a 15 minutos. Para poder utilizar o serviço de novo, a pessoa deverá esperar por uma hora.

Apesar do acesso gratuito, os usuários terão acesso a serviços básicos e a algumas restrições. O usuário, por exemplo, poderá acessar e-mail, portais de notícia, sites educacionais, redes sociais e sistemas instantâneos de mensagem (como o Windows Live Messenger).

Em contrapartida, não será possível fazer pelo link da internet no terminal de ônibus: realizar downloads de arquivos executáveis ou aplicativos, acessar sites que estimulem a prática de condutas contrárias à moral e aos bons costumes, sites que estimulam a pedofilia, entre outros.

Assim que o usuário fizer o login, o sistema mostrará os tipos de serviços permitidos e os que estão bloqueados.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host