UOL Notícias Tecnologia

05/01/2012 - 15h00 / Atualizada 05/01/2012 - 15h05

Cupom de desconto no McDonald's é usado como isca para golpe no Twitter

Do UOL, em São Paulo
  • Para atrair vítimas no Twitter, os golpistas usam links encurtados que usam a expressão ''McDonalds gift card'', que sugerem a existência de cupons de desconto na rede de fast food

    Para atrair vítimas no Twitter, os golpistas usam links encurtados que usam a expressão ''McDonalds gift card'', que sugerem a existência de cupons de desconto na rede de fast food

Cibercriminosos no Twitter estão usando spams sobre cupons de desconto no McDonald's para aplicar golpes em usuários, segundo alerta nesta terça (5) da empresa de segurança Trend Micro.

Para atrair vítimas no Twitter, os golpistas usam nos posts links encurtados que usam a expressão “McDonalds gift card”, que sugerem a existência de cupons de desconto na rede de fast food. Ao clicar no endereço, no entanto, a pessoa é levada para um site que não tem relação ao vale-presente.

No site do golpe a vítima é induzida a clicar no botão “Join Now” (Participe Agora). Em seguida, é direcionada a uma página de conteúdo pornográfico. Segundo a Trend Micro, é possível que o site para o qual o internauta é direcionado esteja infectado, ou seja, pode capturar dados sem que a pessoa perceba.

Esse tipo de ataque é comum no Twitter e, geralmente, o tuíte é de origem desconhecida – o usuário é mencionado no post por outro que não segue.

A dica para evitar esse tipo de golpe e outras ameaças na internet é verificar o endereço de destino previamente. Antes de clicar em links encurtados no microblog, é necessário passar o mouse sobre ele e então verificar o endereço de origem que aparece na barra inferior na maioria dos navegadores de internet.

Veja dicas para se proteger na internet
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host