UOL Notícias Tecnologia

CES 2012

Consumer Electronics Show - Feira de eletrônicos - De 10 a 13 de janeiro em Las Vegas, EUA

  • Imagem: Reprodução

10/01/2012 - 19h27 / Atualizada 11/01/2012 - 15h32

Adesivo cria 'cortina antixeretas' na tela do computador

Guilherme Tagiaroli
Do UOL, em Las Vegas*
  • Filtro para telas da 3M (sendo colocado na imagem acima) arruína as expectativas de curiosos

    Filtro para telas da 3M (sendo colocado na imagem acima) arruína as expectativas de curiosos

Um filtro para telas da 3M, exibido no estande da empresa na feira de tecnologia CES 2012, arruína as expectativas do curioso que se senta ao seu lado em um avião ou mesmo no trabalho. E isso é ótimo, não? Quando usa essa película chamada “Privacy Screen Protector”, a tela dele fica totalmente escura para quem tenta visualizá-la de lado, enquanto quem está logo em frente à máquina consegue ver a tela normalmente.

O problema da película é que ela só barra os curiosos que estão ao lado. No caso de alguém simplesmente bisbilhotar por cima da sua cabeça, aí não tem jeito: o filtro não vai funcionar, conforme atestou o UOL Tecnologia. Questionado sobre o “problema”, o representante da 3M explicou. “Neste caso, só tendo um cabeção mesmo”, brincou.

A película antibisbilhoteiros é uma patente da 3M chamada “darkening technology” (tecnologia do escurecimento, em tradução livre). Ela faz com que, a partir de um ângulo de 16 graus considerando o meio da tela, quem está ao lado comece a ver o display escurecendo aos poucos.

Clique na foto e veja outros produtos apresentados na feira

  • Júlio César Guimarães/UOL

    À esquerda, a imagem normal. À direita, com o filtro (quanto mais de lado, pior de enxergar)

Apesar de ser exibido na feira de tecnologia, o Privacy Screen Protector não é um produto novo. No entanto, ela passou a ser mais acessível aos clientes de modo geral há alguns anos– a ideia era que o produto fosse, a princípio, vendido apenas para companhias. Nos Estados Unidos, por exemplo, a proteção para MacBook Air custa US$ 30 (aproximadamente R$ 54).

Além de barrar curiosos, o filtro também ajuda a proteger a tela de resíduos como água ou mesmo pó que eventualmente caia sobre o display. O produto também está disponível para e-readers e tablets.

* O repórter viajou a convite da Panasonic

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host