UOL Notícias Tecnologia

CES 2012

Consumer Electronics Show - Feira de eletrônicos - De 10 a 13 de janeiro em Las Vegas, EUA

  • Imagem: Reprodução

11/01/2012 - 10h55 / Atualizada 11/01/2012 - 19h44

TVs com ultradefinição prometem qualidade de imagem 4 vezes superior ao Full HD

Guilherme Tagiaroli*
Do UOL, em Las Vegas

Se você tem orgulho de sua televisão com resolução Full HD (1080 p), e do conteúdo incrivelmente realista que ela exibe na tela, isso poderá mudar em breve. Na feira de tecnologia CES 2012, em Las Vegas, essa tecnologia já foi deixada de lado pelos fabricantes, que agora apostam no próximo passo da evolução da TV: a chamada ultradefinição. Os aparelhos, no entanto, ainda são protótipos e não estão disponíveis nas lojas (por isso pode ficar tranquilo: seu vizinho ainda não tem como comprar essa super TV antes de você).

O presunçoso termo “ultradefinição” refere-se a aparelhos que adotam a tecnologia 4K: uma resolução quatro vezes maior do que aquele Full HD (do qual você também se orgulha...). Televisores apresentados no evento definem o 4K com 3.840 pixels x 2.160 pixels, enquanto um aparelho Full HD tem 1.920 pixels x 1.080 pixels. 

Durante a CES 2012, Samsung e LG apresentaram suas TVs de ultradefinição. Os dois modelos são de tela grande e contam com imagens realmente impressionantes, como verificou a reportagem. A melhoria da imagem, causada sobretudo pelo maior número de pixels da tecnologia , pode ser notada em cores de flores mais vivas ou na melhor fluidez de imagens de movimento, por exemplo.

O problema, como toda tecnologia nova, ainda é a falta de conteúdo compatível com tanta qualidade na tela -- apesar de esses aparelhos ainda nem estarem disponíveis em escala. Para gravar algo em ultradefinição, é necessário ter equipamentos específicos e caros – o que, naturalmente, pode fazer com que o formato demore a se popularizar entre as produtoras de conteúdo.

Resolução altíssima
E se a ultradefinição já parece uma tecnologia avançada, uma parceria entre a rede japonesa NHK e Sharp foi além: produziu um aparelho de TV gigante com definição ainda maior: 8K. Segundo a previsão das empresas, é possível que em 2016 essa tecnologia já esteja disponível nos canais de TV. Quem viver verá – e em altíssima resolução.

* O jornalista viajou a convite da Panasonic

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host