UOL Notícias Tecnologia

19/01/2012 - 13h29 / Atualizada 19/01/2012 - 15h22

Com vídeos e imagens 3D, novo aplicativo da Apple quer mais interatividade nos livros

Do UOL, em São Paulo
  • Atualização do aplicativo iBooks pretende deixar leitura de livros digitais ''mais interativa''

    Atualização do aplicativo iBooks pretende deixar leitura de livros digitais ''mais interativa''

A Apple apresentou nesta quinta-feira (19) uma nova versão de seu aplicativo para leitura de livros digitais, chamado iBooks 2. A novidade pretende tornar a leitura no iPad mais interativa, incluindo nesses títulos vídeos, modelos animados em 3D e possibilidade de ver imagens bastante detalhadas com o uso de zoom. Segundo Phil Schiller, vice-presidente sênior da empresa, os autores terão total liberdade para criar conteúdo interativo sem o intermédio de editoras. A novidade -- também disponível em português -- é gratuita e está disponível a partir desta quinta na App Store.

iBook 2 passa a ter textos e imagens mais ''interativos''
Veja Álbum de fotos

No iBooks 2, o usuário terá duas experiências diferentes de leitura, dependendo da posição em que usa o iPad. Na horizontal, há predominância de imagens, como vídeos e fotos. Quando rotacionado para a posição vertical (retrato), a visualização de textos é priorizada. O aplicativo também conta com uma espécie de glossário com o qual o leitor interage. Com um toque sobre uma palavra, é possível ver a definição completa daquele termo – não apenas a explicação do dicionário, mas também imagens e vídeos.

Há também uma ferramenta chamada My Notes, que inclui notas e comentários do leitor em trechos do livro. Basta selecionar o texto -- que ficará na cor de uma caneta marca-texto (verde ou rosa) -- e digitar alguma observação no teclado do iPad.

  • Divulgação

    No iBooks 2, o usuário terá duas experiências diferentes de leitura, dependendo da posição em que usa o iPad. Na horizontal, há predominância de imagens. Na vertical, texto é o destaque

Na apresentação realizada em Nova York, o executivo fez uma comparação entre os livros e o iPad, tentando mostrar a vantagem do tablet sobre a mídia impressa. “Livros são portáteis, mas pesados. Não são duráveis, não são interativos, não dá para fazer buscas neles e não são atualizáveis. Mas eles mostram um conteúdo importante. O iPad, além de portátil é mais durável que papel, é interativo, atualizado, permite buscas.” “Acho que nunca houve um livro que tornasse tão fácil a tarefa de ser um bom aluno”, propagandeou.

Conteúdo

Um aplicativo chamado iBooks Author, para o sistema operacional Mac OS X, permitirá aos autores a criação de livros e conteúdos para a plataforma. O programa virá com uma série de modelos prontos que podem ser utilizados para a criação de livros. O programa suporta textos digitados no Microsoft Word e, automaticamente, cria seções e parágrafos. A inserção de imagens poderá ser feita por um simples movimento de arrastar e soltar uma foto sobre a região desejada.

O iBooks Author terá ainda integração com o Keynote, aplicativo de apresentações da Apple. Será possível arrastar um arquivo do Keynote e a apresentação vira um ícone interativo (ou widget) dentro do conteúdo criado – com isso, um livro poderá incluir uma apresentação, por exemplo.

Durante o anúncio, Schiller também divulgou uma parceria com editoras de livros educacionais. Por uma quantia de até US$ 15, os estudantes poderão comprar livros de editoras como Pearson, McGrawHill, Houghton Mifflin Harcourt, entre outras. A vantagem desse tipo de negócio, informou o executivo, é que o estudante terá sempre acesso a livros atualizados.

iBooks Author

  • Reprodução

    Aplicativo iBooks Author auxiliará usuários que queiram fazer publicações para iBooks

Tablet na escola

Na introdução do iBooks 2, Schiller afirmou: “Estamos vendo que, assim que os estudantes são apresentados ao iPad, coisas incríveis estão acontecendo. As crianças estão se tornando mais inteligentes granas a seus tablets, tanto as mais velhas que estudam para as provas como as mais jovens, que jogam no tablet.” Segundo ele, o tablet da Apple liderou a lista de desejos das crianças antes do Natal.

Existem mais de 20 mil aplicativos educativos ou de aprendizado para o iPad. De acordo com o executivo, professores também aderiram com força ao tablet: 1,5 milhão de iPads são usados em programas educacionais nos Estados Unidos. “Queremos ajudá-los a acelerar a adoção do tablet e tornar mais fácil a integração do iPad ao currículo”, disse Schiller.

Segundo dados apresentados por Schiller, os Estados Unidos estão em 17º lugar em um ranking mundial na categoria leitura, 21º em matemática e 23º em ciência. "Precisamos melhorar isso", disse Schiller.

iTunes U

No evento com foco educacional, realizado no museu Guggenheim, a empresa também anunciou que o iTunes U  vai virar um aplicativo independente -- a ferramenta com conteúdo acadêmico fica hoje dentro do programa para gerenciamento de conteúdo iTunes. Atualmente, ele é utilizado por 1.000 instituições de ensino, segundo a Apple, e já foram baixados 700 milhões de arquivos deste canal.

No aplicativo, os professores terão uma opção chamada Posts. Lá, poderão escrever notas para os alunos, como o detalhamento de lições de casa e uma lista de tarefas a serem realizadas. Cerca de trinta universidades já utilizam o iTunes U, entre elas Harvard, Yale, Berkeley e Oxford. O aplicativo é gratuito e estará disponível nesta quinta.

"O iTunes U permite que universidades e colégios conteúdo para todo o mundo por meio de um iPhone, iPod Touch ou iPad", disse Eddy Cue, vice-presidente de serviços e softwares da Apple. "Queremos que os professores façam mais. Queremos criar cursos completos disponíveis online", explicou Cue.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host