UOL Notícias Tecnologia

30/01/2012 - 16h02 / Atualizada 30/01/2012 - 16h05

Gigantes de internet criam grupo de trabalho mundial para combater fraudes por e-mail

Do UOL, em São Paulo
  • Chamada de DMARC.org, a iniciativa cria uma série de padrões de internet e especificações para que provedores possam barrar e-mails falsos

    Chamada de DMARC.org, a iniciativa cria uma série de padrões de internet e especificações para que provedores possam barrar e-mails falsos

Empresas do mercado de internet – entre elas Google, Facebook, Microsoft e Yahoo –, além de instituições financeiras e companhias de segurança, anunciaram nesta segunda (30) a criação de uma organização internacional para o combate ao cibercrime envolvendo fraudes de e-mails, conhecidos como phishing (veja como funciona).

Chamada de DMARC.org (Autenticação, Relatório e Conformidade de Mensagem baseada em Domínio, em português), a iniciativa cria uma série de padrões de internet e especificações para que provedores possam barrar e-mails falsos e não-autenticados.

Segundo dados do Grupo de Trabalho contra Fraudes de E-mails (Anti-Phishing Working, em inglês), mais de 300 marcas são usadas ilegalmente em e-mails como iscas para atrair vítimas para golpes, têm seus dados pessoais roubados e podem sofrer danos financeiros.

Com os padrões criados pela DMARC.org, mensagens duvidosas são encaminhadas à marca citada no e-mail por empresas de segurança para verificação da autenticidade; dessa forma, os provedores de e-mail podem criar políticas mais eficientes de quarentena.

Entre as empresas participantes do grupo técnico DMARC.org, estão os fornecedores de e-mails AOL, Google Gmail, Microsoft Hotmail, Yahoo! Mail; instituições financeiras e provedores de serviços como o Bank of America, Fidelity Investments, PayPal; as redes sociais American Greetings, Facebook, LinkedIn, além dos fornecedores de soluções de segurança Agari, Cloudmark, Return Path, Trusted Domain Project.

Saiba quais são as pragas virtuais
Veja Álbum de fotos

 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host