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02/02/2012 - 11h46 / Atualizada 02/02/2012 - 16h35

Estudo diz que só um terço dos posts do Twitter é relevante; veja como melhorar

Da Redação
  • Quem compartilha links e faz perguntas aos seguidores tem mais chances de agradar

    Quem compartilha links e faz perguntas aos seguidores tem mais chances de agradar

Apesar de escolher quem irão seguir no Twitter, as pessoas nem sempre gostam do que leem por ali – na verdade, só pouco mais de um terço das atualizações são consideradas relevantes. Essa foi a descoberta de um estudo feito por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, MIT e Instituto de Tecnologia da Geórgia, que se uniram para descobrir o que os usuários consideram relevante na rede de microblog (veja dicas abaixo) e como eles avaliam o conteúdo postado em sua timeline.

Durante 19 dias entre dezembro e janeiro, 1443 pessoas avaliaram 43.738 tuítes de 2.041 contas por meio de um site criado especialmente para o estudo e que permitia aos usuários dizer o que achavam do que era postado por quem eles seguiam.

Segundo as avaliações, só 36% dos tuítes agradaram, enquanto 39% provocaram uma reação neutra e 25% desagradaram. “Considera-se que uma quantidade significativa do conteúdo postado no Twitter não vale nem a pena ser lida, por uma variedade de motivos”, escreveu Michael Bernstein, pesquisador do MIT e um dos autores do estudo.

Os mais impopulares eram os posts que faziam parte de conversas semiprivadas (use chats para isso), assim como os que relatavam estado de humor (“estou morrendo de cansaço hoje”) ou atividade (“acabei de comer um sanduíche”). Por outro lado, quem compartilha links, faz perguntas aos seguidores e até se autopromove um pouco (postando o link de algo que tenha publicado em um blog, por exemplo) tem mais chances de agradar aos seguidores.

Confira as dicas para melhorar o conteúdo dos seus tuítes:

Não poste notícia velha ou links que todo mundo já tenha postado O Twitter é a rede das informações em tempo real. Seus seguidores podem ficar entediados rapidamente se virem um mesmo link ou notícia várias vezes em sua timeline.
Comente algo antes de postar um link Se você quer que as pessoas cliquem, comente algo sobre aquele assunto ou cite alguma curiosidade. Assim terá mais chances de conseguir sua atenção.
Seja conciso Posts curtos agradam mais aos seus seguidores e permitem que eles façam comentários legais caso queiram dar um retuíte em você.
Não exagere nos recursos do Twitter Não exagere nas #hashtags, @mentions e abreviações – isso dificulta a leitura. Mas não deixe de usá-las quando forem úteis. A #hashtag permite que seus seguidores acompanhem a conversa quando você posta uma pergunta ou participa de uma discussão, por exemplo.
Guarde algumas informações para você Por mais que aquele almoço tenha sido delicioso, seus seguidores não estão interessados em ler seus comentários sobre ele. Nem em saber que você está cansado ou que acabou de chegar em um bar.
Contextualize Posts curtos demais deixam seus seguidores confusos sobre o que você quis dizer. Eles também não curtem quando você simplesmente posta o link para uma foto ou blog sem dizer nada.
Não fique choramingando Ninguém gosta de post com sentimentos negativos e reclamações
Não entregue o ouro logo de cara Se você quer cliques para seu site ou blog, saiba dosar as informações. Dizer tudo no próprio tuíte torna desnecessário clicar no link.
Se você for uma celebridade, seja interessante As pessoas seguem os famosos no Twitter porque as consideram interessantes. Ficar postando fofocas ou detalhes do dia a dia pode fazer com que fiquem entediadas.

 

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