UOL Notícias Tecnologia

02/02/2012 - 16h57 / Atualizada 02/02/2012 - 17h05

Sul-coreano é preso por retuitar posts do perfil oficial do governo da Coreia do Norte

Do UOL, em São Paulo

Grupos de direitos humanos ligados à Anistia Internancional pedem a libertação de um ativista sul-coreano que foi preso por retuitar posts do perfil oficial do governo da Coreia do Norte no Twitter, segundo informações da “AFP”.  Caso condenado, ele terá de cumprir sete anos de prisão.

Park Jeong-Geun, 24, é membro do partido socialista na Coreia do Sul e foi preso em 11 de janeiro por retuitar mensagens como “Vida longa ao General Kim Jong-Il”, ex-ditador norte-coreano, morto em dezembro do ano passado. Segundo o acusado, ao passar adiante os posts, a intenção era ridicularizar os líderes da Coreia do Norte e não dar seu apoio a eles.

De acordo com a Lei de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Park pode ser condenado a até sete anos de prisão pela infração.

Sam Zarifi, diretor da Anistia Internacional na região Ásia-Pacífico, esse “não é um caso de segurança nacional, mas um triste exemplo de autoridades incapazes de compreender sarcasmo”.

“Prender qualquer pessoa por expressar opiniões pacíficas é violar leis internacionais, mas neste caso as acusações contra Park Jeong-Geun são simplesmente ridículas e devem ser retiradas imediatamente”, completou.

A Anistia Internacional destacou ainda que Park é membro de um partido conhecido por criticar a Coreia do Norte por explorar mão de obra e se opor a sucessão hereditária ao poder do país.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host