UOL Notícias Tecnologia

03/02/2012 - 13h35 / Atualizada 08/02/2012 - 13h37

Apple perde ação para Motorola e remove iPad e iPhone de loja online na Alemanha

Do UOL, em São Paulo
  • iPad com 3G e alguns modelos do iPhone foram removidos da loja online da Apple na Alemanha

    iPad com 3G e alguns modelos do iPhone foram removidos da loja online da Apple na Alemanha

Em ação movida contra a Apple na Alemanha, a Motorola Mobility conseguiu que a empresa da maçã removesse nesta sexta-feira (3) as referências dos iPhones (das versões 3GS e 4) e do iPad 3G da loja online da Apple. Em termos práticos, os usuários que tentarem comprar estes aparelhos  diretamente no site da fabricante na Alemanha encontrarão a mensagem “Produto atualmente Indisponível” (Derzeit nicht verfügbar, em alemão). As informações são do site americano “Techcrunch”.

A razão da indisponibilidade da venda desses eletrônicos é uma ação que a Motorola move contra a Apple pela empresa infringir patentes de tecnologia de internet móvel (3G/UMTS). Essas tecnologias são essenciais para o funcionamento de internet em dispositivos móveis.

De acordo com a corte de Mannhein, a decisão apenas afeta a loja da Apple. Logo, outras lojas que comercializem os produtos da Apple não foram afetadas e poderão comercializar os eletrônicos sem problemas.

Segundo o “Techchunch”, o iPhone 4S não entrou na ação, pois utiliza um chip da Qualcomm para internet móvel – a empresa de telecomunicações já está em negociação com a Motorola para o uso das patentes, o que também contemplaria a Apple.

Em outra ação da Motorola contra a Apple, a empresa americana de telecomunicações ganhou, também na Alemanha, outro processo contra a Apple sobre o recurso de recebimento de e-mail. A Motorola argumentou que o método de recebimento de e-mail do iCloud, serviço na nuvem da Apple, usa tecnologias licenciadas sem autorização.

Apesar de a ação ainda estar tramitando na justiça da Alemanha, é possível que a Apple necessite fazer uma atualização especial que altere a forma como os usuários recebem notificação de e-mail.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host