UOL Notícias Tecnologia

15/02/2012 - 06h00 / Atualizada 15/02/2012 - 15h09

"Levo a Nair Bello para a terapia", diz criador do perfil da Nonna no Twitter

Guilherme Tagiaroli
Do UOL, em São Paulo
  • Divulgação

    O publicitário Gustavo Braun é o responsável pelo perfil falso no Twitter da atriz Nair Bello

O publicitário Gustavo Braun, 28, não imaginava que uma conta no Twitter mudaria tanto a vida dele: de gerente de marketing a apresentador de TV em um período de dois anos. A mudança veio por meio de uma “esquizofrenia”, como ele costuma brincar, que atende pelo nome Nair Bello.

Em março de 2009, Braun criou, de brincadeira, um perfil no Twitter para imitar o “jeitão” da atriz Nair Bello, falecida em 2007.  O assunto ficou sério: de passatempo, passou a vício, fez com que ele pedisse demissão no trabalho e mudasse sua área de atuação – chegando, recentemente, a virar apresentador de televisão na MixTV, de São Paulo.

Conhecido na rede como “Nonna” (avó em italiano), o perfil falso de Braun tem mais de 100 mil seguidores no Twitter e, como a atriz, segue um estilo desbocado. “A última pessoa que me chamou de ‘engraçadinha’ eu queimei com o cigarro e falei ‘perdão, foi sem querer, queridinha’.”, diz uma postagem da Nair Bello do Twitter.

Em conversa com o UOL, Gustavo Braun conta  como teve a ideia de iniciar o perfil, a transformação que a conta no Twitter causou em sua vida e que leva a personagem Nair Bello até para a sua terapia. Leia abaixo os principais trechos da entrevista concedida por telefone:

UOL Tecnologia: Como você começou a conta no Twitter?

Gustavo Braun: Na época era gerente de marketing em uma empresa de cosméticos e acabei acumulando várias funções além da minha. Sempre tive um lado criativo voltado ao humor e, quando conheci o Twitter, com sua limitação de 140 caracteres, acabei criando uma conta para me distrair e fazer piadas rápidas. Como é pouco texto, em tese, eu achei que não perderia tanto tempo postando uma piada a cada 2 horas. O problema é que fiquei viciado.

UOL Tecnologia: Por que a Nair?

Gustavo Braun: Quando comecei a tuitar, conclui que não podia usar meu nome verdadeiro, mas tinha de criar um personagem. Na época, o fake do Victor Fasano estava bombando e pensei que não poderia ter um fake de alguém que pudesse me encher. Pensei em alguém de quem eu gostasse e que já tivesse falecido.

UOL Tecnologia: Então, a Nair começou com o Twitter?

Gustavo Braun: Para falar a verdade, a Nair Bello começou no Orkut. Teve uma época que a rede social passou a exibir os perfis que tinham visitado a sua página. Aí as pessoas, até para poderem bisbilhotar sem serem notadas, começaram a criar outros perfis. Mas na época não postava nada engraçado. Era só para navegar na rede de forma oculta.

UOL Tecnologia: Você já teve algum problema ou foi contatado pela família da Nair Bello?

Gustavo Braun: Nesses quase três anos que tenho o perfil, nunca tive nenhum contato direto, apenas por terceiros. Certa vez, em uma palestra, um cara disse que era amigo do filho dela e que ele achava divertida a homenagem. Também fiquei sabendo que, certa vez, a neta dela viu o perfil e se emocionou, pois tinha visto a vó naquele personagem.

Apesar das brincadeiras, acredito que mantenho um limite. Não fico xingando os outros e sempre respeitei muito o nome da Nair Bello.

  • Divulgação

    Marina Santa Helena, Gustavo Braun (c) e Paulo Miklos apresentam o "Dose Tripla" na MixTV

UOL Tecnologia: O que mudou em sua vida após o perfil falso da Nair Bello?

Gustavo Braun: Permaneci mais um ano trabalhando como gerente de marketing em uma empresa de cosméticos, mas passei a me ligar na parte mais criativa. Até que eu cheguei para o meu chefe, pedi demissão e disse: “Chefe, eu sou a Nair Bello”.

Depois de sair, pude aceitar um convite para participar do Teleton de 2009, no SBT. Foi legal, pois foi a primeira vez que mostrei o rosto em público.

Passei então por um período sabático para descobrir o que eu queria fazer e criei uma agência de marketing digital há um ano. Desde então, passei a participar de vários eventos relacionados à internet: uns como Nair Bello e outros, como comunicador.

Em maio de 2011, surgiu um teste para fazer na MixTV para o programa “Dose Tripla”. No fim das contas passei e pensei: “Não acredito que estou aqui por um Twitter que fiz apenas por diversão.”

UOL Tecnologia: Existe um problema de identidade entre a sua conta pessoal no Twitter e a conta falsa da Nair?

Gustavo Braun: Primeiro que minha conta pessoal no Twitter é super recente, até por que não tinha motivos para eu ter uma. Só abri mesmo em função do programa que eu ajudo a apresentar. Mas às vezes, no meio da piração da Nair, se alguém me cita no Twitter, eu acabo respondendo sem querer com um “Ma che”.

Eu costumo dizer que a “Nair” em minha vida é uma esquizofrenia. Eu até levo a Nair Bello para a terapia.

UOL Tecnologia:  Qual balanço que você faz desses quase três anos de Nair Bello?

Gustavo Braun: Considero todo o processo extremamente positivo, pois trabalhava em algo que sabia fazer bem, mas não gostava. E agora faço algo que além de gostar, curto fazer.

Hoje parece rápido todo o processo: sair do emprego sem perspectiva, montar uma empresa, fazer um teste para um programa de TV, mas foram dois anos.

UOL Tecnologia: Após suas aparições na TV e em eventos, alguém já chegou a reconhecê-lo na rua?

Gustavo Braun: Teve alguns casos, sim. Num deles, eu estava em um bar e a cantora Mariana Belém [filha da também cantora Fafá de Belém] me apresentou para a mãe dela. A Fafá me viu, começou a gargalhar e em seguida me abraçou.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host