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15/02/2012 - 06h03 / Atualizada 15/02/2012 - 11h50

Software promete prever popularidade de tuítes de notícias com 84% de acerto

Do UOL, em São Paulo
  • A popularidade de uma notícia estaria baseada em: fontes confiáveis, menções a celebridades e pertencer a categorias populares

    A popularidade de uma notícia estaria baseada em: fontes confiáveis, menções a celebridades e pertencer a categorias populares

Decifrar o sucesso de um post no Twitter não é uma tarefa fácil – quase sempre “chutamos” alguns motivos óbvios, como “Esse tuíte fala de uma celebridade” ou “O post é de uma fonte confiável”. Com o objetivo de medir a popularidade de postagens envolvendo notícias e como elas se propagam no microblog, cientistas do HP Labs criaram um software que promete prever com 84% de acerto a chance de sucesso desses tuítes. Acredite: aquele seu palpite pode estar certo.

Os cientistas – Sitaram Asur, Bandari Roja e Huberman Bernardo – escolheram quatro fatores que poderiam determinar a popularidade de um tuíte de notícia (bem parecidos com critérios que qualquer pessoa comum adotaria). Foram eles: a fonte da notícia (quem cria e publica);  a categoria da notícias (negócios, saúde, tecnologia, esporte etc); se a linguagem do texto foi emocional ou objetiva e se celebridades, marcas famosas ou outras instituições notáveis são mencionadas nele.

Depois disso, os cientistas criaram uma nota para cada notícia, baseada em uma pontuação conquistada em cada um dos quatro fatores de popularidade. Em seguida, usando modelos estatísticos, fizeram uma previsão do número de retuítes que a notícia receberia, calculada pelo software da HP.

A conclusão a que chegaram os pesquisadores confirma a “sabedoria popular” dos tuiteiros. Os fatores que mais contribuíram para a popularidade de uma notícia foram fontes confiáveis, menções a celebridades e pertencer a categorias populares.

“Em termos de número de retuítes, as fontes top de notícias no Twitter não são necessariamente agências convencionalmente populares e vários blogs de tecnologia, como o Mashable e Google Blog, são largamente compartilhados nas mídias sociais”, concluem os cientistas.

Uma surpresa, no entanto, é que o tom do tuíte (emocional ou objetivo) pouco influenciou sua popularidade. Ou seja: manchetes sensacionalistas no Twitter não são capazes de gerar uma maior propagação que relatos simples.

O software, apesar de fornecer o alcance aproximado da popularidade de uma notícia tuitada, não consegue prever o número exato de retuítes que ela vai ter.

O estudo, chamado “A força das notícias na mídia social: previsão de popularidade”, foi feito com base em 40 mil notícias publicadas ao longo de nove dias em agosto do ano passado.

 

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